Publicação Eletrônica SEI! - CJF em 06/09/2024
Timbre

JUSTIÇA FEDERAL

CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL
 

MEMÓRIA DE REUNIÃO n. 0626614

Objetivo da reunião: Estratégias para cumprimento da Meta 9 – Estimular a inovação no Poder Judiciário

Horário/Data: 05/09/2024, das 16h às 16h35min

Local: Videoconferência (Teams) 

 

Participantes

Órgão/Unidade

Meirielle Viana Pires

SEG

Marina Andrade

SEG/SUEST

Ana Carolina Durães de Magalhães

SEG/ASSEG

Ana Cristina Machado da Rosa

CJF - ASCOM

Maria Aparecida de Sousa Mendes

TRF1

Claudia Mikaele do Prado Sorrentino

TRF1

Juíza Federal Paula Patrícia Provedel Mello Nogueira

TRF 2

Pedro Hikaru Oishi

TRF 2

Ednéa Oliveira de Abreu

TRF 2

Ana Carolina Cerqueira Minorello

TRF 3

Hélio Cesário Martins Júnior

TRF 3

Paulo Cesar Polimeno

TRF 3

Carlos Junqueira

TRF 4

Eduardo da Silva Sardão

TRF 4

Carlos Junqueira 

TRF 4

Márcia Maria Ribeiro Ditzel Goulart

TRF 4

Eduardo da Silva Sardão

TRF 4

Maria Eduarda Soares Pestana

TRF 5

Isabelle Camara

TRF 5

Maria Eduarda Soares Pestana

TRF 5

Isabelle Camara

TRF 5

Daniele Guimarães Silva

TRF 6

José Fernando Barros e Silva

TRF 6

 

 

Assunto(s) tratado(s):

 

A Secretária de Estratégia e Governança do CJF, Meirielle Pires, iniciou a reunião com a participação das Assessorias de Comunicação dos Tribunais e do Grupo de Trabalho para tratar do andamento dos produtos em desenvolvimento, conforme a seguir:

 

1. Cartilha:

Meirielle informou que a minuta da cartilha foi previamente submetida a avaliação do GT, tendo recebido o retorno do TRF2, TRF3 e TRF4. 

Enfatizou a necessidade de validação do material por todos os Tribunais e reforçou a importância da manifestação do TRF1, TRF5 e TRF6 a fim de assegurar que a cartilha veicule conteúdo alinhado às particularidades de cada Tribunal.

Sobre o conteúdo da cartilha, o GT discutiu sobre a adequação do termo “balcão virtual” para designar o primeiro canal de atendimento ao cidadão no âmbito da Justiça Federal.

A Dra. Paula Provedel informou que no âmbito do TRF2 o termo balcão virtual é utilizado para designar o atendimento feito nas varas federais e nos juizados especiais, ao passo que a atermação online, embora possa ser feita via videoconferência, com ele não se confunde.

No mesmo sentido, Fernando esclareceu que no âmbito do TRF6 os balcões virtuais são utilizados para os cidadãos que já possuem processo judicial em trâmite e, com o objetivo de diferenciá-lo da atermação online, esses atendimentos são acessados pelo cidadão por meio de links distintos do Portal do Tribunal.

Diante desses esclarecimentos e considerando-se que a finalidade da cartilha é viabilizar o acesso do cidadão à Justiça Federal, Meirielle sugeriu a realização de ajustes na terminologia utilizada na cartilha e se comprometeu a apresentar ao GT uma proposta de terminologia genérica, que pudesse ser utilizada por todos os Tribunais.

Além disso, solicitou que os representantes do GT ajustassem na cartilha o link de cada Seção Judiciária, de modo que o cidadão seja direcionado ao primeiro canal de atendimento online da Justiça Federal, posto que o balcão virtual é utilizado para processos já existentes e a atermação presencial será orientada mediante indicação dos respectivos endereços.

Meirielle solicitou aos membros do GT ajustes nos links constantes da cartilha mediante substituição do link do balcão virtual para o da atermação online. Solicitou, ainda, que os ajustes sejam feitos diretamente no arquivo da cartilha, disponível na nuvem.

Ficou acordado que cada membro do GT, após a realização dos ajustes na cartilha, dessem ciência a Meirielle das alterações realizadas, para fins de validação do conteúdo.

Ana Carolina (TRF 3) informou que já foi iniciado o processo de diagramação da cartilha, considerando-se a versão anterior do documento e solicitou que fossem apontados os ajustes específicos realizados no texto. Reforçou, ao final, que o ideal seria a indicação específica dos pontos que foram alterados, ao invés do envio de nova versão da cartilha, o que foi acordado pelo GT.

Com relação à tabela que consolida os endereços da JF nas capitais dos estados, Meirielle se dispôs a apresentar nova tabela, com vistas a simplificação da disposição dos dados, para facilitar a diagramação do conteúdo.

Por fim, Meirielle reforçou que eventuais sugestões para adequação do conteúdo da cartilha para linguagem simples devem ser enviados com a maior brevidade possível, tendo em vista o início dos trabalhos de diagramação.

 

2. Encaminhamentos da cartilha

2.1 – Proposta de terminologia alterativa a substituir o termo “balcão virtual” constante da cartilha. Responsável: Meirielle/CJF;

2.2 – Indicação dos links das Seções Judiciárias sobre atermação online. Responsável: GT – Representantes de cada seção judiciária;

2.3 – Validação dos links encaminhados no item 2. Responsável: Meirielle/CJF;

2.4 – Indicação dos ajustes realizados na cartilha à equipe responsável pela diagramação do documento (ajustes de link e conteúdo). Responsável: Meirielle;

2.5 – Redesenho da tabela que consolida os endereços da Justiça Federal nas capitais dos estados. Responsável: Meirielle;

2.6 – Encaminhamento de sugestões sobre adequação da linguagem da cartilha. Responsável: GT.

 

3. Rádio:

 

Isabelle (TRF5) informou que a equipe do rádio recebeu o material enviado pelo GT embora ainda não tivessem conseguido analisá-lo. Relatou as dificuldades que estão enfrentando para reunir a equipe.

Meirielle se prontificou a participar da próxima reunião interna de alinhamento da equipe do rádio, caso seja necessário. 

A respeito do spot da LOAS, a Dra. Paula Provedel esclareceu que a sugestão do diálogo foi por ela encaminhada, tendo dado liberdade para a equipe responsável realizar os ajustes/adequações na redação proposta.

Sobre as vozes e sotaques representativos da diversidade regional do Brasil, Meirielle incentivou os representantes do GT a indicarem voluntários para realização das gravações. Isabele (TRF5) informou que uma vez finalizado o conteúdo dos spots e feitas as gravações serão realizadas as edições das vozes.

 

4. Encaminhamentos do rádio

4.1 - Finalização dos diálogos. Responsável: Equipe TRFI, TRF4, TRF5.

4.2- Indicação das vozes para gravação dos spots. Responsável: GT

 

 


logotipo

Autenticado eletronicamente por Meirielle Viana Pires, Secretário(a) - Secretaria de Estratégia e Governança, em 06/09/2024, às 17:52, conforme art. 1º, §2º, III, b, da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.cjf.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0626614 e o código CRC 1A4818CA.




Processo nº0003997-09.2023.4.90.8000 SEI nº0626614