JUSTIÇA FEDERAL
CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL
MEMÓRIA DE REUNIÃO n. 0578790
Objetivo da reunião: Estratégias para cumprimento da Meta 9 – Estimular a inovação no Poder Judiciário
Horário/Data: 30/04/2024, das 16h às 18h30
Local: Videoconferência (Zoom)
Participantes |
Órgão/Unidade |
Meirielle Viana Pires |
SEG |
Fábio Costa Oliveira |
SEG/SUMOG |
Miliany Meguerian |
SEG/SUMOG |
Melisa Pimenta |
SEG/SUMOG |
Edimilson Cavalcante de Oliveira |
SEG/SUEST |
Ana Carolina Durães de Magalhães |
SEG/SUEST |
Ana Cristina Rosa |
CJF (ASCOM) |
Charles Fernando Alves |
CJF (STI) |
Matheus Souza Fonseca |
CJF (STI) |
Larissa Brentano |
TRE-RS |
Maria Aparecida de Sousa Mendes |
TRF1 (Diretora Estratégia) |
Adriana Saraiva Ferreira |
TRF1 |
Sérgio Fonseca |
TRF1 |
Juiz Federal Náiber Pontes de Almeida |
TRF1 |
Priscila |
TRF1 |
Lúcio Melre |
TRF1 (TI) |
Leandro Vilar |
TRF1 |
Gilson Alencar |
TRF1 (ASCOM) |
Gustavo Henrique |
TRF1 (TI) |
Juíza Federal Paula Patrícia Provedel Mello Nogueira |
TRF2 |
Pedro Hikaru Oishi |
TRF2 |
Rosangela do Carmo Olivieri |
TRF2 |
Juíza Federal Cristiane Conde Chmatalik |
TRF2 - SJES |
Orlando Cirne |
TRF2 - SJRJ (TI) |
Juliana Pezzin |
TRF2 - SJES (TI) |
Silvana |
TRF2 - SESEN/DAJ/SJES |
Neidy Aparecida Emercik Torrezani |
TRF2 - SJES - InovarES |
José Abbade |
TRF2 - SJES (TI) |
Marcos |
TRF2 - SJES (TI) |
Markenson |
TRF2 (TI) |
Anderson Lima |
TRF2 (TI) |
Sonia Pestana |
TRF2 (TI) |
Juíza Federal Adriana Delboni Taricco |
TRF3 |
Fabio Colado |
TRF3 (TI) |
Maíra Zau Serpa Spina D Eva |
TRF3 |
Paulo Jimenez |
TRF3 - SJSP (chatbot) |
Maurício |
TRF3 (ASCOM) |
Gisele Molinari Fessore |
TRF3 (laboratorista) |
Carlos André Junqueira Nunes |
TRF4 |
Cristian |
TRF4 (TI) |
Márcia Maria Ribeiro Ditzel Goulart |
TRF4 - SJPR |
Valéria Araújo |
TRF4 - SJPR |
Alecsandro Cocco |
TRF4 - SJPR (TI) |
Niriane Neuman |
TRF4 - SJRS - Inovatchê |
Renata |
TRF4 - SJRS (ASCOM) |
Rafael Tweedie Campos |
TRF4 - SJRS (TI) |
João Carlos |
TRF4 - SJRS (TI) |
Vanessa Costa |
TRF4 - SJSC |
Jairo Cardoso |
TRF4 - SJSC (ASCOM) |
Rogério |
TRF4 - SJSC (TI) |
Alberto Bigatti |
TRF4 (ASCOM) |
Karen Freitas |
TRF4 (ASCOM) |
Fábio |
TRF4 (TI) |
Maria Elisa Coelho |
TRF4 Inspiralab |
Magnus Henrique de Medeiros |
TRF5 |
Juiza Federal Madja Moura |
TRF5 |
Débora Lôbo |
TRF 5 (ASCOM) |
Cybelle Lemos |
TRF5 - SJRN |
Bruno Silva |
TRF5 - SJRN |
Rodrigo Cunha |
TRF5 (TI) |
Jacqueline Braga Pelucci |
TRF6 |
José Fernando Barros e Silva |
TRF6 |
Juiza Federal Vânila Cardoso André de Moraes |
TRF6 |
Jane |
TRF6 (TI) |
Assunto(s) tratado(s): |
Contando com a participação dos integrantes do Grupo de Trabalho, bem como os convidados das áreas de Tecnologia da Informação e de Comunicação dos TRFs, foi iniciada a reunião com a apresentação dos participantes.
1º Momento – apresentações dos órgãos que já tiveram experiência com chatbot
Larissa Brentano (TRE-RS) apresentou a experiência do órgão com a criação do chatbot "JE Digital", atendimento virtualizado de forma emergencial, baseado em 3 pilares: carta de serviços, gerenciamento de chamados e interação instantânea (chatbot). O chatbot trata de orientação sobre serviços, contato com cartórios, contato com demais unidades e agendamentos. O principal problema identificado foi a resistência das pessoas à mudança de cultura. Resultados: sucesso na emissão de títulos eleitorais sem filas, redução no tratamento das solicitações, ampliação dos serviços automatizados e melhora da satisfação do usuário.
A Juíza Federal Cristiane Conde e a servidora Neidy (TRF2) apresentaram o chatbot “Fale com a Ju”, criado pelo laboratório de inovação InovarES, durante a pandemia, para atender o aumento das demandas da sociedade, principalmente quanto ao auxílio emergencial. Foram criados 3 canais: Juizados especiais, e-Proc suporte (novos usuários e dúvidas), e informações em geral (certidões e orientações). Utilizaram um app Android gratuito chamado Whatsapp Auto. Os principais problemas identificados foram: dificuldade das pessoas em escolher a palavra-chave adequada e interesse em falar com um humano.
O Juiz Federal Náiber Pontes e o servidor Leandro Vilar (TRF1) apresentaram o chatbot “Lucy”, criado há mais de 3 anos, como ferramenta de atendimento digital aos usuários. Apesar de ter facilitado a abertura de chamados técnicos, hoje poderia ser considerada uma ferramenta ultrapassada. Dr. Náiber destacou a importância de utilizar Inteligência Generativa, mas entendeu ser necessário realizar uma avaliação de custo e utilizar o hub de atendimento (local único). Sugeriu verificar a ferramenta do Serpro.
Sônia Pestana (SJRJ) informou que também implementaram um chatbot via Google dialog flow, que utiliza inteligência artificial, e destacou a necessidade de contratar "partner meta".
Charles (STI-CJF) destacou que ao pensar num chatbot é importante ter atenção a: investimento, centralização dos serviços, avaliar a contratação de IA ou investir em infraestrutura.
Vanessa Costa (SJSC) apresentou o chatbot “Fale com a Ju”, criado assim como o do TRF2 para atender as demandas do Auxílio Emergencial, que funcionou por 1 ano (2020-2021). Havia uma planilha atualizada na nuvem. Para que fosse dado continuidade, precisavam de uma ferramenta mais robusta que previsse crescimento. Destacou a importância de ter uma Comissão para padronizar, que faça a logística funcionar e manter atualizada a base.
A Juiza Federal Madja Moura (TRF5) apresentou o chatbot que criaram com inteligência generativa (Microsoft), chamado "Nísia", com base em tudo que foi mapeado em termos de atendimento e serviços do órgão. Considerou o custo baixo (em torno de 900 mil reais para dois anos, custo por consumo de dados - tokens) e a ferramenta foi bem avaliada nas pesquisas de satisfação que fizeram. Está há 1 ano em funcionamento e integrando toda a 5ª Região.
Paulo Jimenez (SJSP) apresentou o chatbot que utilizam, a partir do aplicativo Whats Auto, que ainda está em funcionamento. Benefícios: respostas imediatas, links diretos (tutoriais, balcão virtual, etc), possibilidade de atualização sem suspender o serviço, etc. Não é inteligência artificial, não reconhece o que já conversou com o usuário, mas dá respostas automatizadas. Pontos de atenção: exclusivamente texto, depende de aparelho celular, podem ocorrer travamentos. Utilizam planilha google, e o mapa de resposta considera a árvore de decisões.
Fábio (TRF3) mostrou brevemente o protótipo do Chatbot com IA que estão criando, treinado nos logs dos chamados do TRF3, que não é software proprietário. Com isso, quis mostrar que é possível criar o conjunto de dados e passar para a área de TI avaliar se funcionará bem.
2º momento – Discussão sobre o projeto da meta 9
A Secretária de Estratégia do CJF, Meirielle, instigou o Grupo de Trabalho a refletir sobre o protótipo, quais recursos temos, como podemos testar rapidamente, entregar, criar um banco de dados robusto e consistente. Lembrando que terão que ser medidos os benefícios dessa solução. Apresentou também, para revisão, o Projeto do Chatbot (meta 9).
Rogério (TI da JFSC) expôs sua preocupação quanto a unificação do conteúdo de toda a Justiça Federal, que já seria um enorme desafio, além disso, cada Região utiliza um tipo de tecnologia (nem todos utilizam o Teams). Levantou que a padronização é o principal critério a ser focado.
Meirielle apontou, então, a sugestão de construir uma solução mais simples. O Grupo de Trabalho concordou que era interessante pensar em soluções viáveis, que o custo do chatbot pode se tornar um empecilho e talvez não atender as necessidades. Surgiu a ideia de uma Carta de Serviços unificada sobre serviços prestados, e o chatbot futuramente poderia ser aplicado.
Por fim, sugeriu-se retomar as ideias iniciais e repensar o protótipo. A proposta foi aprovada pela maioria dos membros do GT, a saber: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 6ª Regiões. A 5ª Região entende ser viável seguir com o projeto do chatbot.
Disposições finais
A Secretária de Estratégia e Governança finalizou a reunião esclarecendo que o próximo encontro será no dia 07/05/24, às 16h30, sendo um nova oficina para redefinir o protótipo.
|
Autenticado eletronicamente por Meirielle Viana Pires, Secretário(a) - Secretaria de Estratégia e Governança, em 06/05/2024, às 12:52, conforme art. 1º, §2º, III, b, da Lei 11.419/2006. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.cjf.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0578790 e o código CRC 33AB01B9. |
Processo nº0003997-09.2023.4.90.8000 | SEI nº0578790 |