CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL
Setor de Clubes Esportivos Sul - Lote 09 - Trecho III - Polo 8 - Bairro Asa Sul - CEP 70200-003 - Brasília - DF - www.cjf.jus.br
MCTI - Estudos técnicos preliminares
Contratação de empresa especializada para renovação de licenciamento de softwares, aplicativos, banco de dados e sistemas operacionais destinados aos equipamentos servidores e estações de trabalho do Conselho da Justiça Federal (CJF).
a) Permitir a continuidade dos serviços coorporativos ofertados, provendo a continuidade do uso das subscrições já em uso no CJF, permitindo a adequação do licenciamento ao atendimento das demandas internas;
b) Proteger o investimento já realizado, a capacitação, o treinamento e o conhecimento registrado pelos servidores e prestadores do CJF no uso da plataforma Microsoft;
c) Disponibilidade dos serviços, aos usuários de trabalho remoto e presencial, de forma transparente, pela utilização dos mesmos recursos;
d) Minimização de riscos de falha de segurança dos componentes de TI proporcionados pela integração das ferramentas de segurança com as de uso comum dos usuários;
e) Adequação do licenciamento as mudanças à força de trabalho, ao parque de computadores e os servidores de rede existentes no CJF;
f) Elevar o nível de proteção do ambiente de servidores e estações do CJF;
g) Fornecer visualizações interativas e recursos de “business intelligence” com uma interface simples para que os usuários finais criem os seus próprios relatórios e dashboards;
h) Gerenciamento unificado de pontos de extremidade de equipamentos corporativos;
i) Gerenciar projetos, programas e equipes utilizando ferramenta adequada de planejamento;
j) Integração do serviço colaborativo de mensageria, videoconferência e telefonia em atividades presenciais e remotas;
k) Permitir o trabalho colaborativo simultâneo dos servidores com segurança em regime presencial e remoto;
l) Gerar diagramas de diversos tipos, como organogramas, fluxogramas, modelagem de dados, diagramas de redes, plantas baixas, cartazes etc.;
m) Gerenciar banco de dados relacional de serviços e aplicações corporativas;
n) Manter atualizado o sistema operacional para servidores desenvolvido pela Microsoft; e
o) Manter a proteção das estações de ameaças cibernéticas de forma integrada com os serviços colaborativos.
a) Manutenção das medidas e controles de segurança sobre ameaças cibernéticas já implementadas para todo o parque de estações de trabalho, servidores de rede e ambiente de nuvem;
b) Integração nativa dos diversos produtos sem a necessidade de grande investimento em treinamentos de técnicos e usuários;
c) Desenvolvimento colaborativo e publicação de painéis com informações de acesso restrito e acesso identificado;
d) Fornecimento, sem ônus adicional, de todas as atualizações disponibilizadas pelo fabricante que visem corrigir problemas ou implementar melhorias nos produtos contratados;
e) Unificação da plataforma dos serviços de colaboração, como trocas de mensagens, áudio e videoconferências, reuniões, compartilhamento de arquivos e trabalho em equipe;
f) Suporte técnico remoto prestado pelo próprio fabricante, acessível por telefone ou por meio de página web;
g) Serviços estruturados de planejamento, por parceiros do fabricante, de forma a viabilizar a implantação eficiente de produtos Microsoft das linhas de aplicação e servidores, bem como serviços em nuvem;
h) Análise de ameaças avançadas, mediante detecção de comportamentos anormais em sistemas locais e identificação de ataques direcionados e ameaças internas antes de causar danos; e
i) Rastreamento do estado de segurança geral, com recomendações de ações para reduzir ainda mais a superfície de ataque do ambiente de tecnologia.
Não há contratações correlatas ou interdependentes.
i. à política de segurança adotada pelo CONTRATANTE e às configurações de hardware e de software decorrentes;
ii. ao processo de instalação, configuração e customizações de produtos, ferramentas e equipamentos;
iii. a quaisquer dados e informações armazenadas em sistemas do CONTRATANTE.
·Período de junho/2020 a maio/2012 – Foram consumidas 60 horas nas ativações de funções do pacote EMS365 E3, e 5 horas e 22 minutos para suporte técnico reativo aos produtos de infraestrutura;
·Período de junho/2021 a maio/2022 – Foram consumidas 77 horas nas ativações de funções do pacote EMS365 E3, e apenas 22 minutos para suporte técnico reativo aos produtos de infraestrutura;
·Período de junho/2022 a dezembro/2022 – Neste último ano do contrato, existe 50 horas de serviços proativos a serem ainda utilizados e estão disponíveis 25 horas de suporte reativo, válidas até 31 de maio de 2023.
Valor Mensal do Item = [Quantidade x Valor Unitário (R$)], onde:
Quantidade - Quantidade de licenças e/ou serviços do respectivo item, ficando estabelecido o último dia corrido de cada mês como a data base para efeitos de medição mensal;
Valor Unitário - Valor Unitário do respectivo item.
Valor Mensal da Solução = Σ (Valor Mensal dos Itens) – FR, onde:
Valor Mensal dos Itens - Valor Mensal de cada respectivo item;
Fator de Redução (glosa) - Os serviços serão avaliados mensalmente e caso exista pontos perdidos na avaliação mensal dos serviços, a fórmula de cálculo terá Fator de Redução. O cálculo para a avaliação mensal dos serviços será realizado conforme o Acordo de Níveis de Serviço (ANS).
A análise comparativa de soluções visa a elencar as alternativas de atendimento à demanda considerando, além do aspecto econômico, os aspectos qualitativos em termos de benefícios para o alcance dos objetivos da contratação.
Diante da complexidade do ambiente tecnológico do CJF, não existe uma solução única (do ponto de vista da abrangência, e não da exclusividade) que permita ser aplicada em todo o parque tecnológico, de forma a sustentar e prover todos os serviços de TI abarcados por este licenciamento.
Desta forma, a estrutura de software interna é um conjunto de sistemas e aplicativos, pagos e gratuitos, que provêm os serviços demandados. Alguns desses serviços permitem a utilização de um ou outro produto, seja ele gratuito ou comercial; entretanto, outros serviços requerem a exclusividade de um determinado produto.
Nesse tipo de solução haveria a contratação de subscrição de Licenças Microsoft na modalidade EAS, que é um programa de licenciamento por volume, voltado para organizações com 250 ou mais estações de trabalho que padronizem seu ambiente na plataforma Microsoft por um período mínimo de três anos. Tem como característica o aluguel dos softwares (licença não perpétua), ao invés da aquisição propriamente dita. Todos os benefícios de manutenção e atualização de novas versões serão válidos durante a vigência do contrato, podendo ser renovados no ano subsequente.
Ao final do contrato, o cliente possui três opções: renovar o EAS, não renovar (o que significa desinstalar todos os softwares), efetuar novo contrato ou adquirir definitivamente a licença. Esta última opção é chamada de buy out, em que o cliente adquire a licença perpétua e tem a opção de também adquirir a manutenção e atualização de novas versões.
Vantagem: Ambiente já em uso e consolidado; possibilidade de atualização tecnológica; possibilidade de instalação e utilização dos softwares com respectivo acerto contratual apenas no aniversário do contrato sem que seja cobrado custo adicional pelo uso; contrato de 12 meses, o que permite crescimento ou redução a cada aniversário, e não um compromisso de 3 anos como na modalidade Select Plus.
Desvantagem: Nesse tipo de solução, a Administração deverá investir um valor significativo para o serviço; ao final do contrato, se não houver contratação, os softwares deverão ser desinstalados, podendo impactar nas atividades críticas do Órgão; a propriedade da licença não é do contratante, uma vez que a modalidade é de subscrição. Para que a propriedade das licenças seja do contratante é necessária a execução do buy out ao final dos 36 meses de contrato.
É uma opção viável, pois é o licenciamento atual praticado no CJF, não traz riscos adicionais, não gera mudança tecnológica, permite a atualização constante.
ESTIMATIVA DE CUSTO ANUAL DA ALTERNATIVA 1
Grupo |
Item |
Descrição |
Nome do Produto |
Quantidade Mínima |
Reserva |
Unitário Anual |
Total (Mínimo + Reserva) |
1- Aplicativos para usuários |
1 |
Windows Enterprise E3 |
WinE3 ALNG SubsVL MVL PerUsr |
300 |
30 |
R$ 434,64 |
R$ 143.431,20 |
2 |
Enterprise Mobility + Security |
EntMobandSecE3Full ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
160 |
80 |
R$ 665,04 |
R$ 159.609,60 |
|
3 |
Office 365 E1 |
O365E1 ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
160 |
80 |
R$ 451,68 |
R$ 108.403,20 |
|
4 |
Microsoft 365 E3 |
M365 E3 Unified ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
280 |
30 |
R$ 2.271,00 |
R$ 704.010,00 |
|
5 |
Project Professional |
Project Plan3 Shared All Lng Subs VL MVL Per User |
4 |
2 |
R$ 1.608,24 |
R$ 9.649,44 |
|
6 |
Phone System |
Teams Phone Standard Sub Per User |
30 |
50 |
R$ 428,76 |
R$ 34.300,80 |
|
7 |
Visio Online |
VisioPlan2 ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
6 |
4 |
R$ 804,12 |
R$ 8.041,20 |
|
8 |
Power BI Pro |
PwrBIPro ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
30 |
10 |
R$ 535,44 |
R$ 21.417,60 |
|
PREÇO TOTAL GRUPO 1 |
Total Anual |
R$ 1.188.863,04 |
|||||
2 - Infraestrutura |
9 |
Windows Remote Desktop |
WinRmtDsktpSrvcsCAL ALNG SubsVL MVL PerUsr |
20 |
0 |
R$ 217,32 |
R$ 4.346,40 |
10 |
SQL Server Standard Core |
SQLSvrStdCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
44 |
88 |
R$ 7.089,40 |
R$ 935.800,80 |
|
11 |
Windows Server |
WinSvrDCCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
374 |
264 |
R$ 1.249,89 |
R$ 826.139,82 |
|
12 |
Windows Server + System Center |
CISSteDCCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
22 |
22 |
R$ 1.794,58 |
R$ 78.961,52 |
|
13 |
Créditos de Azure |
Azure Monetary Commitment |
10 |
5 |
R$ 8.098,20 |
R$ 121.473,00 |
|
PREÇO TOTAL GRUPO 2 |
Total Anual |
R$ 1.966.721,54 |
|||||
PREÇO TOTAL |
R$ 3.155.584,58 |
Nesse tipo de solução haveria a contratação de subscrição de Licenças Microsoft na modalidade EA, que é um programa de licenciamento por volume, voltado para organizações com 250 ou mais estações de trabalho que padronizem seu ambiente na plataforma Microsoft por um período mínimo de três anos. Tem como característica a aquisição dos softwares (licença perpétua). Todos os benefícios de manutenção e atualização de novas versões serão válidos durante a vigência do contrato, podendo ser renovado no 3º ano apenas o software assurance (SA), que consiste no direito de atualização, suporte e benefícios.
Ao final do 3º ano do contrato, o cliente possui opção de renovar o software assurance (SA) dos produtos adquiridos ou não renovar (o que significa manter instalado na última versão lançada até a vigência do contrato).
Vantagem: Ambiente já em uso e consolidado; possibilidade de atualização tecnológica; possibilidade de instalação e utilização dos softwares com respectivo acerto contratual apenas no aniversário do contrato sem que seja cobrado custo adicional pelo uso; contrato de 12 meses, o que permite crescimento ou redução a cada aniversário, e não um compromisso de 3 anos como na modalidade Select Plus; continuidade de uso das licenças, na última versão disponível no final do contrato, sem impactar as atividades do contratante.
Desvantagem: Nesse tipo de solução, a Administração deverá investir um valor significativo para o serviço; utilização de receita de capital.
ESTIMATIVA DE CUSTO ANUAL DA ALTERNATIVA 2
Grupo |
Item |
Descrição |
Nome do Produto |
Quant. Mínima |
Reserva |
Unitário Anual |
Total (Mínimo + Reserva) |
1- Aplicativos para usuários |
1 |
Windows Enterprise E3 |
WinE3 ALNG SubsVL MVL PerUsr |
300 |
30 |
R$ 456,60 |
R$ 150.678,00 |
2 |
Enterprise Mobility + Security |
EntMobandSecE3Full ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
160 |
80 |
R$ 650,88 |
R$ 152.211,60 |
|
3 |
Office 365 E1 |
O365E1 ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
160 |
80 |
R$ 551,88 |
R$ 107.616,60 |
|
4 |
Microsoft 365 E3 |
M365 E3 Unified ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
280 |
30 |
R$ 2.298,60 |
R$ 712.566,00 |
|
5 |
Project Professional |
Project Plan3 Shared All Lng Subs VL MVL Per User |
4 |
2 |
R$ 1.694,94 |
R$ 10.169,64 |
|
6 |
Phone System |
Teams Phone Standard Sub Per User |
30 |
50 |
R$ 452,04 |
R$ 36.163,20 |
|
7 |
Visio Online |
VisioPlan2 ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
6 |
4 |
R$ 847,50 |
R$ 8.475,00 |
|
8 |
Power BI Pro |
PwrBIPro ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
30 |
10 |
R$ 564,24 |
R$ 22.569,60 |
|
PREÇO TOTAL GRUPO 1 |
Total Anual |
R$ 1.229.283,84 |
|||||
2 - Infraestrutura |
9 |
Windows Remote Desktop |
WinRmtDsktpSrvcsCAL ALNG SubsVL MVL PerUsr |
20 |
0 |
R$ 366,44 |
R$ 7.328,80 |
10 |
SQL Server Standard Core |
SQLSvrStdCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
44 |
88 |
R$ 11.068,45 |
R$ 1.461.035,4 |
|
11 |
Windows Server |
WinSvrDCCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
374 |
264 |
R$ 2.020,63 |
R$ 1.289.161,94 |
|
12 |
Windows Server + System Center |
CISSteDCCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
22 |
22 |
R$ 2.801,15 |
R$ 123.250,60 |
|
13 |
Créditos de Azure |
Azure Monetary Commitment |
10 |
5 |
R$ 8.098,20 |
R$ 121.473,00 |
|
PREÇO TOTAL GRUPO 2 |
Total Anual |
R$ 3.002.248,86 |
|||||
PREÇO TOTAL |
R$ 4.231.532,70 |
A aquisição dos produtos teria maior custo nesta Modalidade EA. Na simulação de custos, utilizando uma média entre a tabela de preços sugeridos pela Microsoft e a tabela de preço do acordo MS/SGD (Trata-se de uma relação de soluções de TIC ofertadas pelo mercado que possuem condições padrões definidas pelo Órgão Central do SISP, podendo incluir o nome da solução, descrição, níveis de serviço, Preço Máximo de Compra de Item de TIC (PMC-TIC), entre outros elementos), a modalidade EA demonstrou ser 32,64% superior que a EAS.
Requisito |
Solução |
Sim |
Não |
Não se aplica |
A Solução encontra-se implantada em outro órgão ou entidade da Administração Pública Federal? |
1, 2 |
X |
|
|
A Solução encontra-se implantada em outro órgão ou entidade da Justiça Federal? |
1, 2 |
X |
|
|
A Solução está disponível no Portal do Software Público Brasileiro? |
1, 2 |
|
|
X |
A Solução é um software livre ou software público? |
1, 2 |
|
X |
|
A Solução é aderente às políticas, premissas e especificações técnicas definidas pelos Padrões e-PING, e-MAG? |
1, 2 |
|
|
X |
A Solução é aderente às regulamentações da ICP-Brasil? (quando houver necessidade de certificação digital) |
1, 2 |
|
|
X |
A Solução é aderente às orientações, premissas e especificações técnicas e funcionais do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Judiciário – MoReq-Jus? |
1, 2 |
|
|
X |
Neste tipo de solução haveria a aquisição de Licenças Microsoft na modalidade Microsoft Select Plus, que é destinada a médias e grandes organizações com 250 ou mais usuários ou dispositivos que querem licenciar software e serviços em qualquer nível de unidade de negócios e ainda obter as vantagens de economia de preço.
O Select Plus, por não ser um contrato de padronização, como o EA ou EAS, não possui o mesmo nível de desconto destes, assim como não possui a possibilidade de contratação como serviço (verba de custeio). Dado seu modelo de contratação, exige que novos softwares instalados e/ou em uso sejam reportados e pagos até 60 dias após o início do uso ou instalação, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
Vantagem: Adequação às necessidades atuais do CJF; disponibilização de benefícios do software assurance, que inclui: serviços de suporte técnico, voucher de treinamento presencial e e-learning, programa de uso doméstico, ou seja, disponibilização de licenças do Microsoft Office para uso doméstico e disponibilização do Office para uso em múltiplos dispositivos, entre outros; usuários capacitados e habituados no uso das soluções; incremento na produtividade com as novas ferramentas disponibilizadas pelo fabricante; cultura organizacional habituada no uso das ferramentas.
Desvantagem: Custo inicial elevado do licenciamento; risco elevado de defasagem tecnológica no caso da não renovação do contrato.
Não é uma opção viável, pois envolve um investimento financeiro muito alto e gera alta depreciação tecnológica após curto período. Portanto, não será considerada.
Nesta solução seria necessária a migração dos serviços e tecnologia em uso no ambiente tecnológico do CJF, os quais são baseados na plataforma de produtos Microsoft para produtos disponibilizados pela comunidade software livre.
A única vantagem visualizada seria de custo zero na aquisição dos licenciamentos.
Em contrapartida, poderiam ser classificadas como desvantagens:
O LightBase é um banco de dados textual, de modelo documental, mas que também guarda os dados de forma relacional e visa em seu âmago a recuperação ágil e fácil de conteúdo, inclusive textos de arquivos (OCR). Possui dados autocontidos o que torna fácil de estender e manter. Possui módulos separados para indexação, para persistência, para recuperação de conteúdo e todos os seus componentes são baseados em tecnologias livres.
Ainda, segundo a comunidade, é um banco de dados simples, intuitivo, e fácil de aprender e sua meta é ser acessível para o usuário final, uma vez que seu modelo, composição e sua forma de operar é extremamente simples. Não possui relacionamentos, embora se o desenvolvedor desejar, também poderá utilizar o modelo relacional, isso porque o LightBase também é aderente a esse modelo. Permite guardar grande quantidade de informação e encontrá-la de forma simples, direta e objetiva. Possui tecnologia livre e nacional.
Vantagem: Não possui custo de licenciamento.
Desvantagem: Não possui qualquer tipo de integração com as seguintes tecnologias Microsoft utilizadas atualmente: Active Directory, Exchange, Sharepoint e Office.
A2 - CACIC
O software CACIC – Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais, é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. É um sistema baseado em agentes, capaz de obter um diagnóstico preciso do parque computacional e fornecer informações de diversos tipos de dispositivos e softwares presentes em um computador, como unidades de CDROM, memória RAM, placas de rede, discos rígidos, softwares instalados e outras funcionalidades.
Tem, como funcionalidades principais: suporte a inventário em plataformas Windows e GNU/Linux, obtenção automatizada de dados e hardware e software, controle de patrimônio, alertas relativos às alterações de hardware e inserção de dispositivos USB, suporte ao controle de licenças e controle de softwares adquiridos versus inventariados.
Vantagem: Licenciamento gratuito, código fonte aberto (open source), disponível para os sistemas operacionais Windows e Linux.
Desvantagem: Não possui integração com a maioria das soluções atualmente em uso pela STI, nem suporte e técnicos especializados nesta plataforma
A3 - LIBREOFFICE
O LibreOffice é uma suíte de escritório. Ela incorpora várias aplicações que a tornam a mais avançada suíte de escritório livre e de código aberto do mercado. O processador de textos Writer, a planilha Calc, o editor de apresentações Impress, a aplicação de desenho e fluxogramas Draw, o banco dedados Base e o editor de equações Math são os componentes do LibreOffice. A suíte utiliza o formato OpenDocument (ODF - OpenDocument Format) e é também compatível (parcialmente) com os formatos do Microsoft Office, além de outros formatos legados.
É uma suíte de aplicações de escritório destinada tanto à utilização pessoal quanto profissional. Ela é compatível com as principais suítes de escritório do mercado. Oferece todas as funções esperadas de uma suíte profissional: editor de textos, planilha, editor de apresentações, editor de desenhos e banco de dados. E muito mais: exportação para PDF, editor de fórmulas científicas, extensões etc.
Vantagem: Licenciamento gratuito, código fonte aberto (open source), disponível para os sistemas operacionais Windows, Solaris, Linux e Mac OS X.
Desvantagem: Não possui aplicativo de correio eletrônico corporativo, aplicativo para sincronização de repositório de arquivos, aplicativo de bloco de
anotações digital, não suporta a importação de arquivos PDF, não oferece suporte para integração com mensagem instantânea (IM), voz, vídeo, VoIP ou compartilhamento de tela, possui dependência do Java Runtime Enviroment (JRE) para algumas funcionalidades, não possui integração nativa com nenhum tipo de plataforma colaborativa e não oferece qualquer suporte próprio para isso, tem segurança precária, limitada apenas a proteger os documentos com senha, não dispõe de nenhum tipo de tecnologia que proteja informações confidenciais contra acesso não autorizado, não possui integração nativa com as tecnologias Microsoft utilizadas no CJF, tais como: Active Directory, Exchange, SharePoint, SQL Server, OneDrive for Business etc., não possui suporte para edição em dispositivos móveis (Android, iOS etc.), bem como não possui um suporte funcional para edição colaborativa online ou mesmo edição via web e, por fim, o fabricante não presta qualquer tipo de serviço de suporte técnico ao LibreOffice, contando para isso com profissionais certificados de parceiros.
O custo de adoção de uma ferramenta livre, como o LibreOffice, pode ser muito maior do que a continuação do uso do Microsoft Office. Apesar de não haver gastos com o licenciamento da solução open source, haverá gastos difíceis de mensurar com exatidão nas seguintes áreas: custo de integração (especialmente os sistemas internos), de gerenciamento, de implementação, treinamento dos usuários, impacto nos negócios (falhas no software, incompatibilidade, erros de run-time, tempo de parada, ausência de suporte oficial e vulnerabilidades de segurança) e custo de suporte do help desk (devido às diferenças dos produtos, visto que a cultura dos usuários está assentada no Office).
A4 - ASTERISK
O Asterisk é um software Livre, de código aberto, que implementa em software os recursos encontrados em um PABX convencional, utilizando tecnologia de VoIP. Dentre suas funcionalidades inclui recursos disponíveis em sistemas PBX proprietários, tais como: correio de voz, chamadas em conferência, resposta de voz interativa (menus de telefone) e distribuição automática de chamadas; suporta vários protocolos padrão de Voz sobre IP, incluindo: SIP, MGCP e H.323; suporta a maioria dos telefones SIP, atuando como registrador e agente de usuário back-to-back; e pode servir como um gateway entre telefones IP e a rede telefônica pública comutada (PSTN).
Vantagem: Licenciamento gratuito, código fonte aberto (open source) através do licenciamento GPL v2.
Desvantagem: Não possui integração com as seguintes tecnologias Microsoft utilizadas: Active Directory, Exchange, SharePoint, Office. Não possui suporte para ser instalado no sistema operacional Windows Server, apenas em Linux. As tarefas de implantação e administração são complexas, contando apenas com comando através de uma console de texto e diversos arquivos de configuração. Não possui um programa para certificação de dispositivos e telefones compatíveis. O suporte oferecido através de contratação com o fabricante está disponível apenas em inglês e a empresa que o fornece não possui presença nem parceiros no Brasil.
A5 - PIDGIN
O Pidgin (anteriormente denominado Gaim) é um cliente de mensagens instantâneas multiplataforma gratuito e de código aberto, baseado numa biblioteca denominada libpurple que tem suporte para muitos protocolos de mensagens instantâneas, permitindo ao usuário registar simultaneamente vários serviços a partir de uma aplicação.
Como funcionalidade fornece um front-end gráfico para o libpurple usando GTK +. O libpurple suporta muitos protocolos de mensagens instantâneas. Também suporta múltiplos sistemas operacionais, incluindo o Windows e muitos sistemas Unix como o Linux, o BSD e o Amiga OS. Foi projetado para ser estendido com plugins. Plugins são muitas vezes escritos por desenvolvedores de terceiros. Eles podem ser usados para adicionar suporte para protocolos, o que é útil para aqueles como o que têm problemas de licenciamento, como também podem adicionar outras características significativas. Por exemplo, o plug-in "Off-the-Record Messaging" (OTR) fornece criptografia de ponta a ponta. Suporta transferências de arquivos para muitos protocolos. Ele não possui alguns recursos específicos do protocolo, como o compartilhamento de pastas disponíveis. Transferências de arquivos diretamente ponto a ponto são suportadas em protocolos como o XMPP e MSN. Possui suporte para chamadas de voz / vídeo, porém as chamadas só podem ser iniciadas através do protocolo XMPP.
Vantagem: Licenciamento gratuito; código fonte aberto (open source); disponível para os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS X; suporta diversos protocolos de comunicação, como o Bonjour (Apple), Sametime (Lotus), IRC e XMPP (Google); extensível através de plug-ins.
Desvantagem: Não suporta dispositivos móveis, como o Android e iOS, como também não possui uma versão para browser web; as senhas do aplicativo são guardadas em arquivo de texto, sem qualquer tipo de criptografia; a Libpurple, a biblioteca sobre a qual o Pidgin foi construído, é conhecida pelos inúmeros problemas de segurança recorrentes; padrão de interface do usuário é obsoleto e pouco amigável; não possui suporte nativo para integração com telefonia. Chamadas de áudio e vídeo são suportadas apenas para o protocolo XMPP; não possui suporte para gravar uma chamada/conferência de áudio ou vídeo; não permite o compartilhamento de recursos como área de trabalho, janelas ou apresentações PowerPoint e não possui integração comas tecnologias Microsoft utilizadas internamente.
O Pidgin pode ser uma alternativa a se considerar quando a necessidade de negócio envolve a capacidade de poder se comunicar com diversos protocolos de instant messaging diferentes, em um ambiente muito heterogêneo. Contudo, em face de suas inúmeras limitações e restrições, não é uma solução adequada para um ambiente de produtividade moderno, eficiente e ágil, em que a facilidade para o compartilhamento de informações é requisito primordial, ponto principal da política de modernização da TI perseguida pela STI.
Não é uma opção viável, pois além do risco, tempo e treinamentos necessários, não atende às necessidades de TI. Portanto, não será considerada.
Solução |
Custo mensal (licenciamento mínimo + Reserva) |
Custo anual (licenciamento mínimo + Reserva) |
Licenças na Modalidade EAS (Subscrição) – Alternativa 1 |
R$ 262.965,38 |
R$ 3.155.584,58 |
Licenças na Modalidade EA (Aquisição) – Alternativa 2 |
R$ 352.627,73 |
R$ 4.231.532,70 |
ALTERNATIVA 1 - Subscrição de Licenças na Modalidade EAS – Enterprise Agreement Subscription
Grupo |
Item |
Descrição |
Nome do Produto |
Quantidade Mínima |
Reserva |
Unitário Anual |
Total (Mínimo + Reserva) |
1- Aplicativos para usuários |
1 |
Windows Enterprise E3 |
WinE3 ALNG SubsVL MVL PerUsr |
300 |
30 |
R$ 434,64 |
R$ 143.431,20 |
2 |
Enterprise Mobility + Security |
EntMobandSecE3Full ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
160 |
80 |
R$ 665,04 |
R$ 159.609,60 |
|
3 |
Office 365 E1 |
O365E1 ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
160 |
80 |
R$ 451,68 |
R$ 108.403,20 |
|
4 |
Microsoft 365 E3 |
M365 E3 Unified ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
280 |
30 |
R$ 2.271,00 |
R$ 704.010,00 |
|
5 |
Project Professional |
Project Plan3 Shared All Lng Subs VL MVL Per User |
4 |
2 |
R$ 1.608,24 |
R$ 9.649,44 |
|
6 |
Phone System |
Teams Phone Standard Sub Per User |
30 |
50 |
R$ 428,76 |
R$ 34.300,80 |
|
7 |
Visio Online |
VisioPlan2 ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
6 |
4 |
R$ 804,12 |
R$ 8.041,20 |
|
8 |
Power BI Pro |
PwrBIPro ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
30 |
10 |
R$ 535,44 |
R$ 21.417,60 |
|
PREÇO TOTAL GRUPO 1 |
Total Anual |
R$ 1.188.863,04 |
|||||
2 - Infraestrutura |
9 |
Windows Remote Desktop |
WinRmtDsktpSrvcsCAL ALNG SubsVL MVL PerUsr |
20 |
0 |
R$ 217,32 |
R$ 4.346,40 |
10 |
SQL Server Standard Core |
SQLSvrStdCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
44 |
88 |
R$ 7.089,40 |
R$ 935.800,80 |
|
11 |
Windows Server |
WinSvrDCCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
374 |
264 |
R$ 1.249,89 |
R$ 826.139,82 |
|
12 |
Windows Server + System Center |
CISSteDCCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
22 |
22 |
R$ 1.794,58 |
R$ 78.961,52 |
|
13 |
Créditos de Azure |
Azure Monetary Commitment |
10 |
5 |
R$ 8.098,20 |
R$ 121.473,00 |
|
PREÇO TOTAL GRUPO 2 |
Total Anual |
R$ 1.966.721,54 |
|||||
PREÇO TOTAL |
R$ 3.155.584,58 |
1.1.1. Os valores utilizados como referência foram:
a) Tabela de preços do Catálogo Microsoft, publicado em 22/12/2022, com validade por doze meses, divulgada no sítio https://www.gov.br/governodigital/pt-br/contratacoes/catalogo-de-solucoes-de-tic, com exceção dos itens não previstos no catálogo;
b) Tabela de preços do fabricante Microsoft;
c) Cotação de preços de fornecedores.
1.1.2. Desta forma, o orçamento estimado é de:
a) Para o Grupo 1: custo mensal de R$ 99.071,92, custo anual de R$ 1.188.863,04.
Para o Grupo 2: custo mensal de R$ 163.893,46 e custo anual de R$ 1.966.721,54.
i. ANO 2023
Valor Mensal Grupo 1: R$ 99.071,92
Valor Mensal Grupo 2: R$ 163.893,46
Quantidade de Meses: 7 (Junho a Dezembro)
Valor Total Grupo 1: R$ 693.503,44
Valor Total Grupo 2: R$ 1.147.254,22
Valor Total (Grupo 1 + Grupo 2): R$ 1.840.757,66
ii. ANO 2024
Valor Mensal Grupo 1: R$ 99.071,92
Valor Mensal Grupo 2: R$ 163.893,46
Quantidade de Meses: 12
Valor Total Grupo 1: R$ 1.188.863,04
Valor Total Grupo 2: R$ 1.966.721,54
Valor Total (Grupo 1 + Grupo 2): R$ 3.155.584,58
iii. ANO 2025
Valor Mensal Grupo 1: R$ 99.071,92
Valor Mensal Grupo 2: R$ 163.893,46
Quantidade de Meses: 12
Valor Total Grupo 1: R$ 1.188.863,04
Valor Total Grupo 2: R$ 1.966.721,54
Valor Total (Grupo 1 + Grupo 2): R$ 3.155.584,58
iv. ANO 2026
Valor Mensal Grupo 1: R$ 99.071,92
Valor Mensal Grupo 2: R$163.893,46
Quantidade de Meses: 5 (Janeiro a Maio)
Valor Total Grupo 1: R$ 495.356,60
Valor Total Grupo 2: R$ 819.467,30
Valor Total (Grupo 1 + Grupo 2): R$ 1.314.823,90
v. VALOR TOTAL: R$ 1.840.757,66 + R$ 3.155.584,58 + R$ 3.155.584,58 + R$ R$ 1.314.823,90 = R$ 9.466.750,72
É uma opção mais viável, pois é o modelo de licenciamento atualmente em uso no contrato 012/2020, além não trazer riscos adicionais ao Conselho, não gera mudanças tecnológicas e permite a atualização constante. Os detalhes do modelo de licenciamento EA (“Enterprise Agreement”) podem ser obtidos pelo endereço https://www.microsoft.com/pt-br/licensing/licensing-programs/enterprise?.
Adicionalmente, o modelo possibilita às organizações que formalizam contratos de licenciamento na modalidade EA (“Enterprise Agreement”), a opção de adequação dos quantitativos de licenças ao longo da vigência contratual (“TrueUp”), em que é possível o incremento de licenças adicionais às inicialmente contratadas ao longo da vigência contratual, pelo mesmo preço pactuado no momento da formalização contratual. A necessidade da formação de uma reserva de licenças permitirá ao CJF a criação de um contrato de RESERVA de licenciamento, que se justifica da seguinte forma:
a) Novos projetos que por vezes demandam quantitativos adicionais dos produtos já instalados, acarretando também a instalação e configuração de novos servidores corporativos;
b) Alterações no quantitativo de profissionais prestando serviço no órgão, quer sejam magistrados, servidores, estagiários ou terceirizados, pode gerar a necessidade de ativação de novas estações de trabalho, e o consequente licenciamento de quantidades adicionais dos produtos adquiridos.
No tocante à escolha da solução, frequentemente ocorrem comparações entre distintas soluções tomando por conta pura e simplesmente seu custo inicial de aquisição, mas essa análise é comumente equivocada e não encontra respaldo na própria IN ME/SGD nº 94/2022 (e atualizações), recomendando que os custos a serem comparados sejam os chamados “custos totais de propriedade”. Tais custos vão muito além da simples aquisição, envolvendo também custos com treinamento, tanto de servidores quanto de prestadores de serviços, e os chamados “custos ocultos”, sendo os mais comuns os custos de migração, suporte e manutenção.
Neste viés, há de ser analisado o custo oculto relacionado diretamente à familiaridade dos usuários com a solução, ou seja, pessoas “se acostumam” ou “se familiarizam” com determinados padrões de utilização existentes em algumas soluções. Embora a mudança seja possível, ela normalmente não é simples ou rápida e, enquanto durar o processo de readaptação ao uso de novas ferramentas, haveria uma perda substancial de produtividade de difícil mensuração.
Na contratação pretendida, a escolha de soluções Microsoft sempre vem acompanhada do questionamento sobre o porquê desta alternativa em detrimento de outras opções no mercado, e é aqui que se faz valer a análise dos custos totais de propriedade. Neste sentido, vale destacar que várias das funcionalidades mais importantes são utilizadas amplamente pelos usuários, ou seja, já estão estabelecidas no mercado e dispensam novas configurações e treinamentos, sendo, em sua maioria, transparentes para os usuários e de uso corriqueiro representando logo de início menores custos de implementação, migração, alteração, treinamento, dentre outros. Por não envolverem outras soluções de contorno, possivelmente menores custos com o suporte no longo prazo.
Outra importante consideração é a interoperabilidade entre as mais diversas soluções implantadas no ambiente tecnológico do CJF, a exemplo do serviço de correio eletrônico (Exchange), serviço de mensageria, vídeo conferência e colaboração (Teams), serviço de autenticação dos usuários (ActiveDirectory), serviço de gestão do parque computacional (System Center Configuration Manager / Intunes), solução de banco de dados (SQL Server), servidores Web (IIS), armazenamento em nuvem (OneDrive), dentre outras.
Há ainda o crucial fator da disponibilidade e abrangência de suporte, quer no planejamento, quer na implantação, o que assegura que o processo de implementação e consolidação seja muito mais confiável, evitando-se custos com interrupções no serviço e seus imensos impactos decorrentes.
Contratação de empresa especializada para renovação de licenciamento de softwares aplicativos, banco de dados e sistemas operacionais destinados aos equipamentos servidores e estações de trabalho do Conselho da Justiça Federal (CJF).
A contratação será dividida em dois grupos, conforme tabela apresentada a seguir.
Grupo |
Item |
SKU (Part Number) |
Descrição |
Nome do Produto |
Quantidade mínima de subscrições |
Reserva de subscrições |
Quantidade total de subscrições |
1- Aplicativos para usuários |
1 |
AAA-10787 |
Windows Enterprise E3 |
WinE3 ALNG SubsVL MVL PerUsr |
300 |
30 |
330 |
2 |
AAA-10732 |
Enterprise Mobility + Security |
EntMobandSecE3Full ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
160 |
80 |
240 |
|
3 |
T6A-00024 |
Office 365 E1 |
O365E1 ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
160 |
80 |
240 |
|
4 |
AAD-33204 |
Microsoft 365 E3 |
M365 E3 Unified ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
280 |
30 |
310 |
|
5 |
7LS-00002 |
Project Professional |
Project Plan3 Shared All Lng Subs VL MVL Per User |
4 |
2 |
6 |
|
6 |
LK6-00004 |
Phone System |
Phone Sys ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
30 |
50 |
80 |
|
7 |
N9U-00002 |
Visio Online |
VisioPlan2 ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
6 |
4 |
10 |
|
8 |
NK4-00002 |
Power BI Pro |
PwrBIPro ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
30 |
10 |
40 |
|
2 - Infraestrutura |
9 |
6VC-02567 |
Windows Remote Desktop |
WinRmtDsktpSrvcsCAL ALNG SubsVL MVL PerUsr |
20 |
--- |
20 |
10 |
7NQ-00476 |
SQL Server Standard Core |
SQLSvrStdCore ALNG SubsVL MVL 2Lic CoreLic |
44 |
88 |
132 |
|
11 |
9EA-00039 |
Windows Server |
WinSvrDCCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
374 |
264 |
638 |
|
12 |
9GS-00134 |
Windows Server + System Center |
CISSteDCCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
22 |
22 |
44 |
|
13 |
6QK-00001 |
Créditos de Azure |
Azure Monetary Commitment |
10 |
5 |
15 |
|
Tabela 1 – relação de produtos que irão compor o objeto |
O dimensionamento dos sistemas e aplicativos devem ser coerentes com a demanda atual, bem como a estimativa de mudanças previstas para os próximos 36 (trinta e seis) meses.
GRUPO 1 - APLICATIVOS PARA USUÁRIOS
Todos os usuários, entre magistrados, servidores e colaboradores, utilizam rotineiramente a suíte de escritório “Microsoft Office”, que incluem softwares para edição de texto, planilha de cálculos, apresentação, gerenciamento de banco de dados e correio eletrônico. Sua utilização vai além das funcionalidades comuns, incluindo uso de scripts e macros, aperfeiçoando sua utilização em diversas unidades de negócio.
O licenciamento do produto para escritório permite duas modalidades, uma mais econômica que permite apenas o uso do pacote office por meio de navegador e obrigatório a todos os usuários, e outra mais onerosa, que permite a instalação em dispositivos móveis e computadores.
Atualmente, o CJF possui cerca de 580 (quinhentos e oitenta) estações de trabalho, sendo 520 computadores e 60 equipamentos portáteis em uso e configurados com soluções da Microsoft, dos quais pode-se destacar o sistema operacional Windows, a suíte de escritórios Microsoft Office 365, a ferramenta de mensageria Microsoft Outlook e a solução de colaboração Teams, que permite a realização de videoconferência e comunicação instantânea aos servidores da instituição em nível corporativo e institucionalizado em todas as unidades.
A força de trabalho é composta por aproximadamente 280 servidores e 160 prestadores terceirizados. Nesse sentido, e visando atender às necessidades para a continuidade dos serviços, estima-se a contratação de 280 licenças de MS Office 365 E3, mantendo 160 em MS Office 365 E1, 530 licenças de Windows para as estações de trabalho e notebooks e 10 licenças de Visio, que é a mesma quantidade utilizada no momento.
A modalidade atual de licenciamento dos softwares para estação pela Microsoft tem sido contabilizada pela quantidade de usuários e não mais pela quantidade de dispositivos. Um único usuário poderá utilizar seus aplicativos em diversos dispositivos, o que lhes dá mobilidade de acesso, não ficando refém de um único ambiente para execução das atividades. Por esse motivo, serão adotados o total de usuários atualmente autorizados no acesso aos recursos tecnológicos para desenvolvimento de suas atividades.
Em comparação aos quantitativos do contrato 012/2020 (Processo 0005034-55.2019.4.90.8000), nota-se que houve um crescimento no uso dos recursos tecnológicos, passando a demanda de 400 para 440 usuários, sendo necessário um acréscimo de 40 licenças, bem como a criação de uma reserva de 110 licenças para atendimento de demandas sazonais para as ferramentas que envolvam este grupo.
No caso do sistema operacional Windows, para uso da versão Enterprise, se faz necessário contratar a complementação do licenciamento, no mesmo quantitativo do parque de computadores.
Entretanto, a Suíte de colaboração e produtividade (Office 365), que inclui aplicativos do Pacote Office, e-mail e calendário, espaço de trabalho baseado em chat, voz, vídeo e reuniões, rede social e intranet, proteção avançada contra ameaças, gerenciamento de acesso e identidade, gerenciamento de dispositivos e aplicativos, proteção de informações, conformidade avançada e análises, requer aquisição complementar de licenciamento. O Office 365 E1 dá direito de acesso aos aplicativos da suíte pela WEB, não sendo licenciado para instalação local dos mesmos e deve ser adquirido para todos os usuários.
O Power BI é um serviço de análise de negócios da Microsoft com o objetivo de fornecer visualizações interativas e recursos de "business intelligence" em interface simples, para que os usuários finais criem os seus próprios relatórios e dashboards e publicação de painéis com informações de acesso restrito. É um serviço de análise de negócios, baseado em nuvem, que fornece uma exibição única dos dados de negócios mais críticos. Permite monitorar a integridade dos negócios usando um painel ativo, criar relatórios interativos completos e acessar os dados em qualquer lugar com aplicativos nativos para celulares e tablets. No contrato atual está licenciado 30 unidades da versão PRO que estão sendo mantidas, sendo criada uma reserva de 10 licenças para atendimento de novas demandas de publicação de painéis pelas áreas de negócio.
O quadro a seguir resume a demanda de aplicativos de usuários:
Grupo |
Item |
Quantidade Mínima de licenças |
Reserva de licenças |
Descrição |
1- Aplicativos para usuários |
1 |
300 |
30 |
Windows Enterprise E3 |
2 |
160 |
80 |
Enterprise Mobility + Security E3 |
|
3 |
160 |
80 |
Office 365 E1 |
|
4 |
280 |
30 |
Microsoft 365 E3 |
|
5 |
4 |
2 |
Project Professional |
|
6 |
30 |
50 |
Phone System |
|
7 |
6 |
4 |
Visio Online |
|
8 |
30 |
10 |
Power BI Pro |
Descrição de cada item:
Item 1 - Upgrade de Sistema operacional para estações de trabalho Windows, edição enterprise 3, com Software Assurance, em sua versão mais recente;
Item 2 - Pacote de licenças de acesso (direitos de CAL) do Windows Server, com Software Assurance, em sua versão mais recente, que inclui uma plataforma de segurança e gerenciamento da mobilidade inteligente;
Item 3 - Solução de Produtividade em Nuvem Office 365, plano Enteprise 1, subscrição por usuário;
Item 4 - Solução de Produtividade em Nuvem Microsoft 365, plano Enterprise 3, subscrição por usuário;
Item 5 - Solução para estação de trabalho de Gerenciamento de Projetos e Portfólio Project, edição Professional para Office 365, com Software Assurance, em sua versão mais recente;
Item 6 - Solução de integração entre o Teams e telefonia, subscrição por usuário;
Item 7 - Solução para estação de trabalho de Diagramação e Fluxograma Visio, edição Professional para Office 365, com Software Assurance, em sua versão mais recente;
Item 8 - Solução de transformação de dados em visuais avançados, subscrição por usuário;
JUSTIFICATIVA DA QUANTIDADE DE LICENÇAS RESERVA – GRUPO 1
Item 1 - Reserva de licença do Item 1 considerando a compra de novos computadores, que deve ocorrer no período de vigência do contrato, citando como exemplo doze Workstations da SGO.
Item 2 - Reserva de licença do item 2 e do item 3, considerando as demandas informadas pela: a) SUGOV (id 0401685 - 30 licenças); b) STI (id 0402348 - 3 licenças); c) SUTEC (id 0408320 - 20 licenças); d) SUSOF (id 0415884 - 10 licenças); e) SEATEN - 17 licenças (reserva técnica).
Item 3 - Reserva de licença do item 2 e do item 3, considerando as demandas informadas pela: a) SUGOV (id 0401685 - 30 licenças); b) STI (id 0402348 - 3 licenças); c) SUTEC (id 0408320 - 20 licenças); d) SUSOF (id 0415884 - 10 licenças); e) SEATEN - 17 licenças (reserva técnica).
Item 4 - Reserva de licenças do item 4, considerando a formação de reserva técnica a ser utilizada para atendimento do crescimento do quadro de servidores que deve ocorrer no período de vigência do contrato.
Item 5 - Reserva de licenças do item 5, considerando a formação de reserva técnica a ser utilizada para atendimento do crescimento do quadro de servidores que deve ocorrer no período de vigência do contrato.
Item 6 - Reserva de licenças do item 6, considerando a formação de reserva técnica a ser utilizada para atendimento do crescimento do quadro de servidores ocupantes de cargo em comissão que deve ocorrer no período de vigência do contrato.
Item 7 - Reserva de licenças do item 7, considerando a formação de reserva técnica a ser utilizada para atendimento do crescimento da demanda no período de vigência do contrato.
Item 8 - Reserva de licenças do item 8, considerando a formação de reserva técnica a ser utilizada para atendimento do crescimento da demanda no período de vigência do contrato.
GRUPO 2 – INFRAESTRUTURA
O software Remote Desktop Service (RDS) é responsável por permitir o acesso remoto aos sistemas da arquitetura cliente/servidor disponibilizados pela STI, contando atualmente com 20 licenças para acessos simultâneos. Considerando a realidade do trabalho remoto, embora tenha sido implementado o acesso remoto por meio do Horizon, faz-se necessário renovar o licenciamento dessa solução até que sejam desativados os sistemas legados acessados por meio do RDS.
O SQL Server é uma plataforma de banco de dados abrangente, híbrida e escalonável, que fornece recursos de gerenciamento de dados de classe empresarial. O CJF utiliza o sistema gerenciador de bancos de dados “Microsoft SQL Server”, para os sistemas administrativos e ferramentas internas.
A continuidade do licenciamento deste produto é essencial para a continuidade dos serviços corporativos, uma vez que os sistemas de informação acima citados, assim como outros sistemas desenvolvidos pela STI, utilizam-se de funcionalidades específicas do Microsoft SQL Server. O licenciamento é quantificado pelo total de cores de cada servidor, considerando uma licença para cada 2 cores, sendo necessários o licenciamento de 44 licenças, sendo criada uma reserva de 66 licenças para atendimento do crescimento da demanda no período de vigência do contrato.
O CIS Datacenter Core é uma suíte de licenciamento que agrupa os produtos Windows Server e System Center. O Windows Server é um sistema operacional baseado em Windows, com tecnologias embutidas de Web que permite aumentar a confiabilidade e a flexibilidade de sua infraestrutura de servidores. O System Center, agora Intunes, é uma plataforma abrangente de gerenciamento que permite o gerenciamento de ambientes de TI de forma mais fácil e eficiente, incluindo sua infraestrutura de servidores e dispositivos clientes que permite um gerenciamento unificado incluindo: múltiplos hipervisores, recursos fiscos e aplicações com maior flexibilidade para gerenciar datacenters tradicionais, nuvens públicas e privadas, computadores e dispositivos clientes.
Praticamente todos os produtos disponibilizados para os usuários dependem do sistema operacional “Microsoft Windows Server” para se autenticar e direcionar o acesso. Vários serviços são compatíveis tão somente com este sistema operacional. Além das funções implementadas pelos produtos acima citados, o sistema operacional Microsoft Windows Server é responsável ainda pela execução de algumas funções essenciais à infraestrutura de TI, dentre as quais podemos destacar as seguintes:
·Diretório centralizado de usuários e outros recursos, sobre o qual são executadas as funções de Autenticação, Autorização e Acesso (AAA) de diversos ambientes informatizados. Este diretório é implementado sobre o Microsoft Active Directory;
·Serviço de Resolução de Nomes de equipamentos internos para a rede interna. Este é o serviço de tradução de nomes de equipamentos ou serviços para endereços de rede IP, e é executado sobre o servidor de DNS do Windows (Domain Name Server);
·Serviço de Atribuição Dinâmica de Endereços de Rede IP às estações de trabalho. É o serviço que permite a instalação de estações de trabalho sem a necessidade de configuração prévia de endereços IP e outros parâmetros de rede, diminuindo assim o tempo despendido em tais instalações. É executado sobre o servidor de DHCP do Windows (Dynamic Host Configuration Protocol);
·Serviço de Armazenamento e Compartilhamento de diretórios e arquivos com as estações de trabalho dos usuários de rede.
O sistema operacional Windows Server é licenciado pela quantidade de cores (2 cores = 1 licença), podendo ser na modalidade "standard" para servidores "stand alone" ou "datacenter" para servidores virtualizados. No contrato atual foi dimensionado o total de 374 licenças de Windows Server e 22 licenças de CIS Datacenter Core, porém com a atualização tecnológica do parque de servidores prevista para ocorrer a partir de 2023, será criada uma reserva de 264 licenças de Windows Server para atendimento do licenciamento da expansão tecnológica, a ser usada no período de vigência do contrato.
O item de Créditos Azure será utilizado principalmente nas seguintes frentes de serviços:
·Serviços cognitivos de inteligência artificial na nuvem;
·Provisionamento de servidores e estações na nuvem;
·Produtos de segurança e de monitoração oferecidos como serviços na nuvem Azure.
O quadro a seguir resume a demanda de subscrições e produtos de Infraestrutura:
Grupo |
Item |
Quantidade Mínima de licenças |
Reserva de licenças |
Descrição |
Item Name |
2 - Infraestrutura |
9 |
20 |
0 |
Windows Remote Desktop |
WinRmtDsktpSrvcsCAL ALNG SubsVL MVL PerUsr |
10 |
44 |
88 |
SQL Server Standard Core |
SQLSvrStdCore ALNG SubsVL MVL 2Lic CoreLic |
|
11 |
374 |
264 |
Windows Server |
WinSvrDCCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
|
12 |
22 |
22 |
Windows Server + System Center |
CISSteDCCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
|
13 |
10 |
5 |
Créditos de Azure |
Azure Monetary Commitment |
Descrição de cada item:
Item 9 - Solução de acesso remoto para sistema operacional Windows, Windows Remote Desktop, edição única, com Software Assurance, em sua versão mais recente;
Item 10 - Plataforma de banco de dados SQL Server, edição Standard, licenciado por 2 cores de processamento, com Software Assurance, em sua versão mais recente;
Item 11 - Sistema Operacional para Servidor, edição Datacenter, licenciado por 2 cores, com Software Assurance, em sua versão mais recente;
Item 12 - Sistema Operacional para Servidor, edição Datacenter, acrescido da solução System Center, licenciado por 2 cores, com Software Assurance, em sua versão mais recente;
Item 13 - Créditos para uso dos serviços Azure (nuvem Microsoft).
JUSTIFICATIVA DA QUANTIDADE DE LICENÇAS RESERVA – GRUPO 2
Item 9 – Não haverá reserva.
Item 10 - Reserva de licenças do item 10 considerando a formação de reserva técnica de 88 licenças a serem utilizadas para atendimento do crescimento da demanda no período de vigência do contrato, principalmente para atender ao projeto de implantação do sistema nacional SERH.
Item 11 - Reserva de licenças do item 11 considerando a formação de reserva técnica de 264 licenças a serem utilizadas para atendimento do crescimento da demanda no período de vigência do contrato.
Item 12 - Reserva de licenças do item 12 considerando a formação de reserva técnica de 22 licenças, para atendimento do licenciamento da expansão tecnológica, a ser usada no período de vigência do contrato, principalmente para criação de ambiente de alta disponibilidade e de contingência.
Item 13 - Reserva de créditos pré-pagos de serviços de infraestrutura em nuvem Microsoft, a serem utilizados para atendimento do crescimento da demanda no período de vigência do contrato.
b) Para o Grupo 1: custo mensal de R$ 99.071,92, custo anual de R$ 1.188.863,04.
Para o Grupo 2: custo mensal de R$ 163.893,46 e custo anual de R$ 1.966.721,54.
vi. ANO 2023
Valor Mensal Grupo 1: R$ 99.071,92
Valor Mensal Grupo 2: R$ 163.893,46
Quantidade de Meses: 7 (Junho a Dezembro)
Valor Total Grupo 1: R$ 693.503,44
Valor Total Grupo 2: R$ 1.147.254,22
Valor Total (Grupo 1 + Grupo 2): R$ 1.840.757,66
vii. ANO 2024
Valor Mensal Grupo 1: R$ 99.071,92
Valor Mensal Grupo 2: R$ 163.893,46
Quantidade de Meses: 12
Valor Total Grupo 1: R$ 1.188.863,04
Valor Total Grupo 2: R$ 1.966.721,54
Valor Total (Grupo 1 + Grupo 2): R$ 3.155.584,58
viii. ANO 2025
Valor Mensal Grupo 1: R$ 99.071,92
Valor Mensal Grupo 2: R$ 163.893,46
Quantidade de Meses: 12
Valor Total Grupo 1: R$ 1.188.863,04
Valor Total Grupo 2: R$ 1.966.721,54
Valor Total (Grupo 1 + Grupo 2): R$ 3.155.584,58
ix. ANO 2026
Valor Mensal Grupo 1: R$ 99.071,92
Valor Mensal Grupo 2: R$163.893,46
Quantidade de Meses: 5 (Janeiro a Maio)
Valor Total Grupo 1: R$ 495.356,60
Valor Total Grupo 2: R$ 819.467,30
Valor Total (Grupo 1 + Grupo 2): R$ 1.314.823,90
x. VALOR TOTAL: R$ 1.840.757,66 + R$ 3.155.584,58 + R$ 3.155.584,58 + R$ R$ 1.314.823,90 = R$ 9.466.750,72
i.
Não há necessidade de adequação do ambiente do CJF tendo em vista que os produtos objeto da contratação já estão em uso no ambiente tecnológico do CJF.
Não se aplica tendo em vista que o objeto da presente contratação diz respeito à contratação de subscrição de licenças.
Não se aplica tendo em vista que o objeto da presente contratação diz respeito à contratação de subscrição de licenças.
Não se aplica tendo em vista que o objeto da presente contratação diz respeito à contratação de subscrição de licenças.
Não se aplica tendo em vista que o objeto da presente contratação diz respeito à contratação de subscrição de licenças.
c) Para o Grupo 1: custo mensal de R$ 99.071,92, custo anual de R$ 1.188.863,04.
Para o Grupo 2: custo mensal de R$ 163.893,46 e custo anual de R$ 1.966.721,54.
xi. ANO 2023
Valor Mensal Grupo 1: R$ 99.071,92
Valor Mensal Grupo 2: R$ 163.893,46
Quantidade de Meses: 7 (Junho a Dezembro)
Valor Total Grupo 1: R$ 693.503,44
Valor Total Grupo 2: R$ 1.147.254,22
Valor Total (Grupo 1 + Grupo 2): R$ 1.840.757,66
xii. ANO 2024
Valor Mensal Grupo 1: R$ 99.071,92
Valor Mensal Grupo 2: R$ 163.893,46
Quantidade de Meses: 12
Valor Total Grupo 1: R$ 1.188.863,04
Valor Total Grupo 2: R$ 1.966.721,54
Valor Total (Grupo 1 + Grupo 2): R$ 3.155.584,58
xiii. ANO 2025
Valor Mensal Grupo 1: R$ 99.071,92
Valor Mensal Grupo 2: R$ 163.893,46
Quantidade de Meses: 12
Valor Total Grupo 1: R$ 1.188.863,04
Valor Total Grupo 2: R$ 1.966.721,54
Valor Total (Grupo 1 + Grupo 2): R$ 3.155.584,58
xiv. ANO 2026
Valor Mensal Grupo 1: R$ 99.071,92
Valor Mensal Grupo 2: R$163.893,46
Quantidade de Meses: 5 (Janeiro a Maio)
Valor Total Grupo 1: R$ 495.356,60
Valor Total Grupo 2: R$ 819.467,30
Valor Total (Grupo 1 + Grupo 2): R$ 1.314.823,90
xv. VALOR TOTAL: R$ 1.840.757,66 + R$ 3.155.584,58 + R$ 3.155.584,58 + R$ R$ 1.314.823,90 = R$ 9.466.750,72
i.
2.1.6.1. Responsável/função: GESTOR DO CONTRATO
Atribuições: Coordenar e comandar o processo de gestão e fiscalização da execução contratual
Carga Horária Semanal: Cotidiano
2.1.6.2. Responsável/função: FISCAL REQUISITANTE
Atribuições: Acompanhar o contrato do ponto de vista de negócio e funcional da solução de TI.
Carga Horária Semanal: Cotidiano
2.1.6.3. Responsável/função: FISCAL TÉCNICO
Atribuições: Acompanhar a execução do contrato e atuar como interlocutor principal junto a contratada quanto as questões técnicas.
Carga Horária Semanal: Cotidiano
2.1.6.4. Responsável/função: FISCAL ADMINISTRATIVO
Atribuições: Acompanhar a execução do contrato e atuar como interlocutor principal junto a contratada quanto as questões legais e administrativas referentes ao andamento contratual.
Carga Horária Semanal: Cotidiano
2.1.6.5. Responsável/função: PREPOSTO DA EMPRESA
Atribuições: Acompanhar a execução do contrato e atuar como interlocutor principal junto ao contratante, incumbido de receber, diligenciar, encaminhar e responder as principais questões técnicas, legais e administrativas referentes ao andamento contratual.
Carga Horária Semanal: De acordo com a disponibilidade especificada nos requisitos e por prazo contratado.
2.2.1.1. Ação de Contingência: Priorizar orçamento para manutenção do contrato.
2.2.1.2. Responsável: SAD
2.2.2.1. Ação de Contingência: Instrução de contratação emergencial de novo representante do fabricante Microsoft visando a manutenção das subscrições.
2.2.2.2. Responsável: STI e SAD
Considerando que o modelo de licenciamento é subscrição de softwares do fabricante Microsoft, porém contratado por meio de empresa representante do fabricante, faz-se necessário que a contratação esteja concluída até 30 dias antes do prazo de encerramento do atual contrato CJF n. 020/2020, de forma a haver tempo hábil para preparação e emissão da primeira ordem de serviço do novo contrato, de forma a evitar-se o risco de descontinuidade das subscrições.
Não se aplica tendo em vista que o objeto da presente contratação diz respeito à contratação de subscrição de licenças.
Os produtos que compõem o objeto da contratação pretendida são do fabricante Microsoft, que nos processos de licenciamento dos seus produtos é representada por seus diversos fornecedores autorizados a licitar com a União.
A Equipe de Planejamento da Contratação - EPC, considerando a forma de comercialização de produtos Microsoft que serão contratados, sugere o parcelamento do objeto em 2 (dois) grupos de produtos, sendo o Grupo 1 será composto pelos produtos do fabricante considerados produtos de uso em nuvem Office 365, dimensionados com base no número de usuários (servidores e prestadores) que farão uso das soluções, sendo estes produtos voltados ao usuário final do Conselho da Justiça Federal.
O Grupo 2 será composto pelos produtos do fabricante considerados produtos com instalação local e uso em nuvem, porém com foco na infraestrutura de Tecnologia do Conselho da Justiça Federal. Neste grupo, o dimensionamento das licenças é realizado com base no ambiente tecnológico do CJF, considerando o número de servidores de rede e o número de núcleos de processamento, entre outros fatores.
A EPC entende que o parcelamento em apenas dois grupos permite uma melhor gestão operacional do contrato, visto que o grupo 1 será gerido pela área de relacionamento com o usuário do CJF, e o grupo 2 sendo gerido pela área de infraestrutura da STI.
A existência de dois grupos poderá ensejar na maior competitividade entre as revendas do fabricante Microsoft, que poderão participar da etapa competitiva dos dois grupos.
Nesse sentido, a divisão do objeto em dois grupos é mais satisfatória do ponto de vista da eficiência técnica.
Desta forma, indica-se que a aquisição pretendida deve ser realizada em dois grupos, conforme abaixo:
Grupo |
Item |
SKU |
Descrição |
Nome do Produto |
Quantidade Mínima |
Reserva |
1- Aplicativos para usuários |
1 |
AAA-10787 |
Windows Enterprise E3 |
WinE3 ALNG SubsVL MVL PerUsr |
300 |
30 |
2 |
AAA-10732 |
Enterprise Mobility + Security |
EntMobandSecE3Full ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
160 |
80 |
|
3 |
T6A-00024 |
Office 365 E1 |
O365E1 ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
160 |
80 |
|
4 |
AAD-33204 |
Microsoft 365 E3 |
M365 E3 Unified ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
280 |
30 |
|
5 |
7LS-00002 |
Project Professional |
Project Plan3 Shared All Lng Subs VL MVL Per User |
4 |
2 |
|
6 |
LK6-00004 |
Phone System |
Phone Sys ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
30 |
50 |
|
7 |
N9U-00002 |
Visio Online |
VisioPlan2 ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
6 |
4 |
|
8 |
NK4-00002 |
Power BI Pro |
PwrBIPro ShrdSvr ALNG SubsVL MVL PerUsr |
30 |
10 |
|
2 - Infraestrutura |
9 |
6VC-02567 |
Windows Remote Desktop |
WinRmtDsktpSrvcsCAL ALNG SubsVL MVL PerUsr |
20 |
--- |
10 |
7NQ-00476 |
SQL Server Standard Core |
SQLSvrStdCore ALNG SubsVL MVL 2Lic CoreLic |
44 |
88 |
|
11 |
9EA-00039 |
Windows Server |
WinSvrDCCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
374 |
264 |
|
12 |
9GS-00134 |
Windows Server + System Center |
CISSteDCCore ALNG LicSAPk MVL 2Lic CoreLic |
22 |
22 |
|
13 |
6QK-00001 |
Créditos de Azure |
Azure Monetary Commitment |
10 |
5 |
Não se aplica, pois os serviços serão prestados em bens não desenvolvidos no País.
Em face da viabilidade técnica e econômica demonstradas neste instrumento, declara-se a viabilidade da contratação considerando a necessidade de se obter aconselhamento imparcial de Tecnologia da Informação e Comunicação para alcance dos objetivos e benefícios descritos.
O presente Estudo Técnico Preliminar foi elaborado pela Equipe de Planejamento e Apoio a Contratação identificada adiante:
Integrante |
Nome |
Matrícula |
Demandante |
ADRIANA JESUS DE MORAIS |
382 |
Técnico (titular) |
JEFFERSON COLOMBO BARBOSA XAVIER |
740 |
Técnico (suplente) |
VALERIA PRADO ARCIRIO DE OLIVEIRA BRAGA |
457 |
Administrativo (titular) |
CELIA REGINA CÉSAR SILVA |
1005 |
Administrativo (suplente) |
ANDRÉ ARGOLO DINIZ DE CARVALHO |
993 |
Autenticado eletronicamente por André Argolo Diniz de Carvalho, Diretor(a)- Divisão de Apoio ao Planejamento e a Fiscalização, em 09/02/2023, às 14:21, conforme art. 1º, §2º, III, b, da Lei 11.419/2006. |
Autenticado eletronicamente por Jefferson Colombo Barbosa Xavier, Chefe - Seção de Atendimento e Suporte a Usuários, em 09/02/2023, às 14:28, conforme art. 1º, §2º, III, b, da Lei 11.419/2006. |
Autenticado eletronicamente por Adriana Jesus de Morais, Subsecretário(a) - Subsecretaria de Infraestrutura e Suporte Técnico, em 09/02/2023, às 15:44, conforme art. 1º, §2º, III, b, da Lei 11.419/2006. |
Autenticado eletronicamente por Valeria Prado Arcirio de Oliveira Braga, Chefe - Seção de Suporte a Serviços, em 09/02/2023, às 17:25, conforme art. 1º, §2º, III, b, da Lei 11.419/2006. |
| A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.cjf.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0419743 e o código CRC 5DC268D0. |
Processo nº0003441-13.2022.4.90.8000 | SEI nº0419743 |