CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL
Setor de Clubes Esportivos Sul - Lote 09 - Trecho III - Polo 8 - Bairro Asa Sul - CEP 70200-003 - Brasília - DF - www.cjf.jus.br
MCTI - Estudos técnicos preliminares
Assinatura de subscrições (software como serviço) do plugin ou programa de renderização em tempo real, que seja compatível com o software Autodesk Revit, visando tornar os processos de modelagem de projetos em BIM arquitetônico ainda mais céleres e com uma apresentação mais clara, coesa e realista.
Na informática, define-se plugin todo programa, ferramenta ou extensão que se encaixa a outro programa principal para adicionar mais funções e recursos a ele. Geralmente são leves e não comprometem o funcionamento do software e são de fácil instalação e manuseio.
Renderização de projetos arquitetônicos é um método que transforma um ou mais arquivos num único resultado, unificando esses elementos com objetivo de melhorar a apresentação do projeto feito em três dimensões (3D) ao usuário final. Ocorre que esse processo exige muito do computador, principalmente do processador e da memória de vídeo. Por isso algumas vezes os projetistas são obrigados a aguardar a "liberação do resultado" antes de acessar um arquivo de áudio ou visualizar um vídeo que foi editado.
A Secretaria de Gestão de Obras trabalha na concepção de projetos destinados à Justiça Federal de 1º e 2º graus. No contexto da Arquitetura, é extremamente importante ter um software que permita renderização em tempo real, visando à precisão, à identificação de problemas nos estágios iniciais do desenvolvimento do projeto e, principalmente, à celeridade dos trabalhos. Nesse sentido, foram analisados diversos softwares no mercado que tivessem compatibilidade com o software Autodesk Revit – programa de projetos já utilizado pela equipe da Secretaria de Gestão de Obras.
A utilização de um programa próprio para renderização de projetos é uma maneira de agilizar a modelagem arquitetônica em experiências 3D imersivas, eliminando os inconvenientes da produção, reduzindo o ciclo de feedback e deixando mais tempo para a concepção do projeto.
A renderização em tempo real permite a modelagem e a visualização BIM do projeto de maneira conjunta, não sendo preciso parar o design para criar recursos visuais de alta qualidade. Isso permite um fluxo de trabalho de desenvolvimento de projetos arquitetônicos muito mais ágeis e facilita a tomada de decisão por projetistas.
A renderização em tempo real é uma ferramenta valiosa para o bom entendimento do projeto e permite que o feedback do demandante dos trabalhos seja mais assertivo, poupando retrabalhos na busca de soluções arquitetônicas.
Na fase de revisão e de documentação, a renderização em tempo real permite identificar possíveis defeitos de modelagem e incompatibilidades no projeto de maneira instantânea, dirimindo erros projetuais.
Na elaboração de fachadas e de arquitetura de interiores, a renderização em tempo real é uma ferramenta especialmente importante e ajuda na escolha de materiais e acabamentos.
Maior celeridade na tomada de decisões quanto aos elementos de projetos, especificações de materiais e acabamentos de construção;
Melhoria nas imagens de representação de projetos em três dimensões;
Celeridade no processo de renderização de imagens de projetos em três dimensões;
Celeridade no processo de criação de vídeos e animações para apresentação de projetos em três dimensões.
Melhorar o entendimento do projeto por pessoas leigas, facilitando o retorno e diminuindo o tempo de aprovação dos projetos de arquitetura.
Aperfeiçoar e Assegurar a efetividade dos serviços de TI para a Justiça Federal.
1.1. Iniciativas elencadas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI:
Iniciativa 4: Aprimorar serviços de TI do CJF.
Indicadores do PETI a serem alcançados:
Índice de satisfação dos clientes internos com os serviços de TI.
Será necessária a atualização das workstations da Secretaria de Gestão de Obras para o melhor uso do software de renderização em tempo real.
Está em andamento o processo SEI 0001373-12.2022.4.90.8000 que versa sobre a necessidade de aquisição dessas Workstations.
A solução deverá ser capaz de realizar renderização em tempo real dos projetos elaborados em Revit, bem como possibilitar a renderização de imagens e vídeos para a apresentação de projetos de arquitetura dentro do próprio software Revit 2022 ou mais atual., conforme requisitos de usabilidade do programa elencados no item
a. Renderização em tempo real conectada à modelagem de projetos em Autodesk Revit - renderização simultânea;
b. Renderização de alta qualidade de imagem e fotorrealismo, com resolução de captura de imagem de até 8.195x8.192 pixels;
c. Controle de qualidade de resolução de renderização:
i. Rascunho;
ii. Média;
iii. Alta (HD – 1.280X720pixels);
iv. Full (HD – 1.920x1.920pixels)
v. Ultra (4K – 3.840X2.160pixels).
d. Configuração FPS (Quadros Por Segundo);
e. Funções de exportação:
i. Exportação em lote;
ii. Galeria panorâmica 360°;
iii. Exportações de vídeo;
iv. Arquivos autônomos;
v. Exportação de Canal Alfa.
f. Biblioteca de ativos com, no mínimo, 3.000 blocos realistas, incluindo as seguintes categorias:
i. Vegetação;
ii. Pessoas;
iii. Mobiliário;
iv. Acessórios;
v. Veículos;
vi. Equipamentos urbanos;
vii. Iluminação;
viii. Edifícios;
ix. Assistência médica;
x. Ativos simplificados;
xi. Ativos verdes.
g. Possibilidade de renderização e exportação de imagens em lote
h. As contratações referem-se a softwares de prateleira, fornecidos por meio de download, e deverão ser compatíveis com o sistema operacional Windows 10 (ou superior), utilizado nos computadores da Secretaria de Gestão de Obras e da Seção de Manutenção Predial do CJF;
i. Os interessados no fornecimento dos softwares deverão ser revendedores autorizados do fabricante dos programas cotados.
j. É obrigatória a atualização dos softwares de renderização, sempre que houver alterações por parte do fabricante
Será prestado serviço de suporte técnico remoto durante a vigência do contrato, com direito a atualizações de versões da solução que incorporem correções de defeitos e melhorias implementadas pelo fabricante. O serviço de suporte técnico remoto deve ser fornecido em dia útil e em horário comercial, durante o período do contrato.
·Resolução CJF n. 6, de 7 de abril de 2008, alterada pela Resolução CF n. 687, de 15 de dezembro de 2020, que dispõe sobre a implantação da Política de Segurança da Informação do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus.
·Lei Federal n. 8.666, de 21 de junho de 1993;
·Lei Federal n. 10.520/2002;
·Decreto n. 10.024/2019;
·Resolução n. 182/2013 – CNJ, que dispõe sobre as diretrizes para as contratações de soluções de TI no âmbito do Poder Judiciário.
·Portaria CJF 62/2021. Dispõe sobre as etapas do planejamento da contratação, para aquisição de bens e contratações de serviços sob o regime de execução indireta, no âmbito do Conselho da Justiça Federal.
A equipe de planejamento da contratação não encontrou solução baseada em software livre capaz de atender a integralidade dos requisitos de negócio especificados.
Também não foram encontradas soluções existentes no Portal de Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) capazes de suprir todas os requisitos especificados.
Tendo em vista a sabida limitação da capacidade de entrega da STI em virtude dos projetos já priorizados (publicados na página de Governança de TI do Portal do CJF) e do reduzido quadro de servidores de TI com especialidade em engenharia de software, há de se considerar, portanto, com base nos já relacionados aspectos, o risco correspondente à priorização do pretenso projeto, pelo CGovTI, no sentido de que a deliberação do Comitê seja por considerá-lo iniciativa de baixa prioridade.
Portanto, considerando o risco quanto à priorização, bem como que o mercado oferece diferentes soluções para atendimento à necessidade em tela, conclui-se que esta alternativa, apesar de analisada, mostra-se inadequada para atendimento ao pleito da SGO.
Em levantamento de mercado realizado, incluindo o estudo realizado acerca de soluções utilizados por outros entes da Administração Pública, foram consideradas as seguintes potenciais soluções:
§ Lumion PRO - Versão 12
§ Enscape Versão 3.4
Requisito |
Solução |
Sim |
Não |
Não se aplica |
A Solução encontra-se implantada em outro órgão ou entidade da Administração Pública Federal? |
1, 2 |
x |
|
|
A Solução encontra-se implantada em outro órgão ou entidade da Justiça Federal? |
1,2 |
|
x |
|
A Solução está disponível no Portal do Software Público Brasileiro? |
1, 2 |
|
x |
|
A Solução é um software livre ou software público? |
1, 2 |
|
x |
|
A Solução é aderente às políticas, premissas e especificações técnicas definidas pelos Padrões e-PING, e-MAG? |
1, 2 |
|
|
x |
A Solução é aderente às regulamentações da ICP-Brasil? (quando houver necessidade de certificação digital) |
1, 2 |
|
|
x |
A Solução é aderente às orientações, premissas e especificações técnicas e funcionais do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Judiciário – MoReq-Jus? |
1, 2 |
|
|
x |
Para atender às necessidades de renderização de projetos arquitetônicos em tempo real, procedeu-se à pesquisa onde foram identificados dois bons softwares compatíveis com o Revit para Arquitetura: Luminon Pro Versão 12 e Enscape Versão 3.4.
O Lumion é um software de visualização capaz de proporcionar uma das maiores qualidades de imagem e de vídeo de projetos renderizados, pois possui o mais alto nível de detalhe de imagem de sua categoria. O Lumion oferece compatibilidade completa e estável com todos os principais programas de design e modelagem usados por arquitetos. Modelos 3D, arquivos CAD, objetos BIM e muito mais — o Lumion facilita a importação (e reimportação) de todos os detalhes vitais em suas visualizações.
O Enscape é um plugin de visualização capaz de proporcionar imagens e vídeos de projetos renderizados de alta qualidade, com alto nível de detalhe de imagem.
Com a tecnologia em tempo real do Enscape, que funciona dentro do software de modelagem Revit para Arquitetura. Assim, é possível acompanhar todas as atualizações de materiais do projeto instantaneamente, no momento da modelagem. Diferentemente de outros renderizadores, não é preciso interromper o design para criar recursos visuais de alta qualidade.
A simplicidade do Enscape fez com ele se tornasse o favorito de muitos profissionais de Arquitetura e Engenharia. Esse renderizador não requer conhecimento especializado prévio, facilitando o seu uso imediato apenas com a habilidade de uso do software Revit.
CARACTERÍSTICAS |
LUMION PRO (Versão 12) |
ENSCAPE (Versão 3.4) |
Requisitos de placa de vídeo (alto desempenho) |
Mínimo - GPU com pontuação G3DMark de 20.000 ou superior com drivers atualizados . (Como a NVIDIA GeForce RTX 3080, NVIDIA Quadro RTX 6000, NVIDIA RTX A4000, AMD Radeon RX 6800 ou superior).
|
Mínimo - NVIDIA GeForce RTX 3070 / Quadro RTX 5000 ou uma GPU AMD equivalente (por exemplo, Radeon RX 6700 XT) ou superior. |
Requisitos de memória da placa gráfica (alto desempenho) |
11 GB ou superior |
8 GB ou superior |
Sistema Operacional |
Windows 10 de 64 bits atualizado ou mais recente |
Windows 10 de 64 bits atualizado ou mais recente |
Requisitos de CPU (alto desempenho) |
Processador Intel/AMD marcando uma CPUMark de thread único de 2.600 ou superior . (Como AMD Ryzen 7 3700X, Intel Core i7-7700K ou superior) |
Intel® i-Series, Xeon®, AMD® Ryzen, Ryzen Threadripper PRO. 2,5 GHz ou superior. |
Resolução da tela (alto desempenho) |
Mínima de 1920 x 1080 pixels – true color
Máxima com definição ultra-altar (4K)
|
Mínima de 1920 x 1200 pixels – true color
Máxima com definição ultra-altar (4K) |
Memórioa RAM (Alto desempenho) |
Mínimo 64 GB RAM |
Mínimo 32 GB RAM Vide requisitos Revit para alto desempenho de grandes projetos |
Disco Rígido (Alto desempenho) |
SSD SATA3 ou disco rígido NVME m2 |
SSD SATA3 ou disco rígido NVME m2 |
Espaço no disco rígido |
Mínimo de 40 GB de espaço livre em disco nas unidades em que a pasta de documentos e conta de usuário do Windows está localizada. |
Mínimo de 30 GB de espaço livre em disco nas unidades em que a pasta de documentos está localizada. (Vide requisitos Revit para alto desempenho de grandes projetos) |
CARACTERÍSTICAS |
LUMION PRO (Versão 12) |
ENSCAPE (Versão 3.4) |
Possibilidade de funcionamento dentro do Revit |
NÃO (É um programa independente) |
SIM (É um plugin para o Revit) |
Renderização de alta qualidade de imagem e fotorrealismo |
SIM |
SIM |
Renderização simultânea à modelagem |
SIM |
SIM |
Velocidade de renderização |
Alta |
Alta |
Produção de vídeos renderizados fotorealistas |
SIM |
SIM |
Imagem panorâmica |
SIM |
SIM |
Biblioteca de ativos |
SIM – Mais de 6.000 itens |
SIM – Mais de 3.000 itens |
Exportação em canal Alfa |
SIM |
SIM |
Exportação em lote |
SIM |
SIM |
Curva de aprendizagem para uso do software |
Dificuldade média |
Dificuldade mínima |
Necessidade de treinamento imediato para uso do programa |
SIM |
NÃO |
Atendimento ao cliente |
On line e em inglês ou representante no Brasil (horário comercial de segunda a sexta-feira)
|
On line e em inglês ou representante no Brasil (horário comercial de segunda a sexta-feira)
|
Fonte:
·https://enscape3d.com/community/blog/knowledgebase/system-requirements/
·https://lumion.com/requirements.html
Solução |
Custo unitário mensal |
Custo unitário anual |
1. Lumion PRO Versão 12 – assento fixo (pesquisa no site Lumion.com, conversão de euros para real do dia 2 de agosto de 2022) |
Não se aplica |
R$ 16.224,59 |
2. Enscape 3.4 – 3 de assento fixo e 1 de assento flutuante (média das propostas encaminhadas) |
R$ 292,66
|
R$ 3.511,96 |
Observação: Não há opção de assinatura de licença de assento flutuante (subscrição como serviço), no caso do Lumion.
A análise de custo-benefício para a escolha do melhor renderizador leva em consideração os itens já apresentados: requisitos de hardware, a usabilidade e os preços. Assim, concluímos que o Enscape é a melhor solução de renderização dos projetos a serem elaborados na Secretaria de Gestão de Obras.
Quanto à qualidade do detalhe das imagens renderizadas, o software Lumion (Versão 12) apresenta mais refinamento, comparado ao Enscape (Versão 3.4). No entanto, essa diferença pode ser considerada como mínima. Como pode ser avaliado pelas imagens apresentadas, ambos renderizadores proporcionam um ótimo nível de realismo dos projetos, capaz de dar mais assertividade na tomada de decisão quanto aos projetos apresentados.
Tratando-se de usabilidade, novamente o Enscape se destaca. O plugin já funciona dentro do programa de modelagem BIM Autodesk Revit, evitando-se a interrupção do fluxo de modelagem, para a aplicação dos recursos visuais. Além disso, o plugin é muito intuitivo e não requer treinamento para iniciar o seu uso, mas apenas para aprimoramento.
Ao analisar os requisitos de hardware, verificamos que o Enscape tem processamento mais leve – portanto mais rápido – do que o Lumion.
Com relação ao preço estimado, obtivemos duas cotações do Enscape e comparamos com o preço sugerido pela fabricante do Luminon.
Por fim, a diferença da estimativa de preço das duas soluções justifica a escolha do Enscape, cuja licença (subscrição - software como serviço) anual de assento fixo está estimada na média anual, de R$ 3.511,96, enquanto o Lumion é ofertado por 299,00 euros, o que supera os R$ 16.014,00, por licença, (cotação do dia 2 de agosto de 2022).
Contratação de assinaturas do plugin de renderização em tempo real para Revit, Enscape3D, visando tornar os processos de modelagem de projetos em BIM arquitetônico ainda mais céleres e com uma apresentação mais clara, coesa e realista, conforme demanda da SGO abaixo:
TIPO DE LICENÇA (subscrição como serviço) |
QUANTIDADE |
Licença de assento fixo |
3 assinaturas (sendo 2 para a SGO e 1 para a Arquitetura da SAD) |
Licença flutuante |
1 assinatura (para a SGO) |
A quantidade de assinaturas visa a atender a área de Arquitetura da SGO, sendo duas licenças de assento fixo para as duas arquitetas lotadas na SGO bem como uma licença de assento flutuante que visa a atender ao estágio supervisionado de arquitetura e à demanda de apresentações de projetos nas sedes da Justiça Federal de 1º e de 2º Graus. Em consulta à Secretaria de Administração, a Subsecretaria de Manutenção Predial solicitou mais uma licença de assento fixo, visando os projetos de arquitetura destinados à edificação do CJF.
Conforme pesquisa de preços verificada no mercado, foram encontradas duas empresas que fornecem o software Enscape para Revit e o próprio site da fabricante do plugin. A média estimativa de preço para quatro licenças, sendo três de assento fixo e uma de assento flutuante, é de R$16.703,50, ao ano.
TIPO DE ASSINATURA DA LICENÇA ENSCAPE |
QTD |
TARGETWARE INFORMÁTICA |
TOTALCAD SOFTWARES |
|
ENSCAPE3D.COM |
|||||||
VLR UNIT MÊS |
VLR UNIT ANUAL |
SUBTOTAL ANUAL |
VLR UNIT MÊS |
VLR UNIT ANUAL |
SUBTOTAL ANUAL |
VLR UNIT MÊS (Dólar) |
VLR UNIT ANUAL (Dólar) |
SUBTOTAL ANUAL (Dólar) |
SUBTOTAL ANUAL EM REAIS (Conversão em 2/8/2022 - R$ 5,23) (SEM IMPOSTO) |
SUBTOTAL ANUAL EM REAIS (Conversão em 2/8/2022 - R$ 5,23) (IMPOSTO 20%)* |
||
Licença de assento fixo |
3 |
R$ 298,33 |
R$ 3.580,00 |
R$ 10.740,00 |
R$ 310,42 |
R$ 3.725,00 |
R$ 11.175,00 |
$ 42,90 |
$ 514,80 |
$ 1.544,40 |
R$ 8.077,21 |
R$ 9.692,65 |
Licença flutuante |
1 |
R$ 529,83 |
R$ 6.358,00 |
R$ 6.358,00 |
R$ 542,00 |
R$ 6.504,00 |
R$ 6.504,00 |
$ 74,90 |
$ 898,80 |
$ 898,80 |
R$ 4.700,72 |
R$ 5.640,86 |
|
|
|
|
|||||||||
TOTAL |
|
|
|
R$ 17.098,00 |
|
|
R$ 17.679,00 |
|
|
|
|
R$ 15.333,51 |
* Os valores no site do fabricante são sem impostos. Estimamos aplicar 20% que se refere a tributos, encargos e margem de lucro da revenda. Para a Receita Federal, no caso do software de prateleira vendidos pelo site, acrescenta-se os percentuais de IRPJ e CSLL sobre a receita bruta, que são de 8% e 12%, respectivamente.
TIPO DE ASSINATURA |
SUBSCRIÇÕES |
SUBTOTAL MÉDIO ANUAL |
Licença de assento fixo |
3 |
R$ 10.535,88 |
Licença flutuante |
1 |
R$ 6.167,62 |
|
|
|
TOTAL |
R$ 16.703,50 |
Será importante a atualização dos computadores da unidade SGO, conforme os requisitos de sistema descritos, para melhor performance de funcionamento do plugin dentro do programa Revit para Arquitetura.
O objeto desta licitação, descrito na tabela acima, não deverá ser parcelado, uma vez que a divisão dos itens para representantes diversos pode prejudicar a execução do objeto.
O contrato terá vigência de 12 (doze) meses a partir do termo de recebimento definitivo, podendo ser prorrogado até o limite de 60 (sessenta) meses, na forma do art. 57, inciso II, da Lei nº 8.666/93. A empresa vencedora fornecerá garantia de, no mínimo, 12 meses para todos os produtos e bens adquiridos.
O contrato é, precipuamente, de assinatura de software, com suporte técnico, destinado às atividades de elaboração de projetos arquitetônicos de edificações do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus. Por isso, o software deve estar disponibilizado de forma contínua para as áreas de Arquitetura do CJF.
Quanto à caracterização de serviço essencial de natureza contínua, na ausência de normativo próprio pelo CJF, podemos utilizar a Instrução Normativa STJ/GDG N. 15 DE 22 DE SETEMBRO DE 2021 (doc. 0310927), a qual essa EPC entende ser aplicável no caso em tela, conforme seu Art 2º § 1º que o expõe o seguinte:
(...)
§ 1º Ficam definidos como serviços prestados de forma contínua os seguintes:
(...)
XLIII – operação, suporte, manutenção preventiva e corretiva em equipamentos, softwares e serviços de TIC;
XLIV – gerenciamento de serviços corporativos de TIC: apoio e suporte aos processos de trabalho de TIC e ao ferramental para a prestação de serviços de TIC;
(...)
Assim, a Equipe de Planejamento da Contratação entende que estamos diante de um serviço essencial para atender à necessidade pública de maneira permanente e contínua por mais de um exercício financeiro, assegurando o funcionamento das atividades mês que garantem as atividades finalísticas do CJF. Logo, um serviço de caráter continuado.
A contratação pretendida é viável, consoante demonstrado nos estudos preliminares.
O presente Estudo Técnico Preliminar foi elaborado pela Equipe de Planejamento e Apoio a Contratação identificada adiante:
Integrante |
Nome |
Matrícula |
Demandante |
MÔNICA REGINA FERREIRA ANTUNES |
459 |
Técnico |
JAIR DIAS DE OLIVEIRA JUNIOR
JEFFERSON COLOMBO BARBOSA XAVIER
|
947
740 |
Administrativo |
CELIA REGINA CÉSAR SILVA
ANDRÉ ARGOLO DINIZ DE CARVALHO |
1005
993 |
Autenticado eletronicamente por Monica Regina Ferreira Antunes, Subsecretário(a) - Subsecretaria de Monitoramento de Obras, em 04/08/2022, às 14:27, conforme art. 1º, §2º, III, b, da Lei 11.419/2006. |
Autenticado eletronicamente por Célia Regina César Silva, Chefe - Seção de Apoio ao Planejamento das Contratações, em 04/08/2022, às 15:42, conforme art. 1º, §2º, III, b, da Lei 11.419/2006. |
Autenticado eletronicamente por Jefferson Colombo Barbosa Xavier, Chefe - Seção de Atendimento e Suporte a Usuários, em 08/08/2022, às 07:29, conforme art. 1º, §2º, III, b, da Lei 11.419/2006. |
| A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.cjf.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0369320 e o código CRC 9B150859. |
Processo nº0001085-68.2022.4.90.8000 | SEI nº0369320 |