JUSTIÇA FEDERAL
CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL
PORTARIA n. 296-CJF
Dispõe sobre a institucionalização do processo de trabalho "Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade de Serviço de Tecnologia da Informação no âmbito do Conselho da Justiça Federal".
A SECRETÁRIA-GERAL DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o que consta no Processo n. 0001405-08.2020.4.90.8000, e
CONSIDERANDO a implantação pelo Conselho da Justiça Federal ‒ CJF de práticas que favorecem a governança e a gestão de Tecnologia da Informação (TI);
CONSIDERANDO a importância de definição e padronização dos processos relativos ao gerenciamento de serviços de TI, a fim de prover e manter serviços e soluções de Tecnologia da Informação que viabilizem e priorizem o cumprimento da função institucional do CJF;
CONSIDERANDO a necessidade de atender às expectativas do órgão quanto à redução de riscos e implementação, com maior celeridade, dos serviços de TI providos pela Secretaria de Tecnologia da Informação ‒ STI;
CONSIDERANDO os termos da Resolução CNJ n. 211, de 15 de dezembro de 2015, que instituiu a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD);
CONSIDERANDO os Acórdãos n. 1603/2008, n. 2308/2010, n. 2585/2012, n. 1200/2014 e n. 3051/2014, todos do Plenário do Tribunal de Contas da União, que recomendam a promoção de ações voltadas para a normatização e o aperfeiçoamento dos processos de governança, gestão e uso de Tecnologia da Informação e comunicação;
CONSIDERANDO os principais frameworks e modelos de gestão, como Control Objectives for Information and Related Technology - COBIT, Information Technology Infrastructure Library - ITIL, ISO/IEC 20.000, seguidos pelas principais organizações e órgãos governamentais;
CONSIDERANDO as iniciativas estabelecidas no caderno de estratégia do Conselho da Justiça Federal, pela Portaria n. CJF-POR-2018/00311, de 24 de agosto de 2018,
RESOLVE:
Art. 1º Institucionalizar o processo de trabalho "Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade de Serviço de TI do Conselho da Justiça Federal".
Art. 2º Designar os (as) Chefes das Seções de Suporte à Infraestrutura e de Suporte a Serviços, como gerente e gerente substituto, respectivamente, do processo de trabalho constante no art. 1o.
Art. 3º O processo tratado nesta Portaria será revisto anualmente ou quando necessário, em menor prazo, conforme consta no anexo, não ensejando necessariamente a alteração desta Portaria.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Juíza Federal SIMONE DOS SANTOS LEMOS FERNANDES
Secretária-Geral do Conselho da Justiça Federal
ANEXO
INSTRUÇÕES E PROCEDIMENTOS AO GERENCIAMENTO DE DISPONIBILIDADE E CAPACIDADE PARA OS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Este documento apresenta objetivo, políticas, regras, atividades, agentes do processo, interfaces, responsabilidades e demais aspectos do Processo de Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade nos serviços da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Conselho da Justiça Federal (CJF).
O objetivo deste documento é estabelecer o Processo de Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade, determinando as ações necessárias para planejar, controlar, monitorar e determinar a disponibilidade e a capacidade de dispositivos, serviços e soluções de TI, visando dar suporte às expectativas de entrega de serviços de Tecnologia da Informação (TI) para o negócio, alinhado às melhores práticas do Gerenciamento de Serviços de TI, preconizadas pela Biblioteca ITIL.
O principal propósito do Processo de Gerenciamento de Disponibilidade de Serviços de TI no ciclo de vida ITIL é planejar, programar, definir e controlar os aspectos de disponibilidade, bem como garantir que todos os processos, infraestruturas, ferramentas e papéis estejam adequados às metas do Acordo de Níveis de Serviço (SLA).
O principal propósito do Processo de Gerenciamento de Capacidade de Serviços de TI no ciclo de vida ITIL é garantir que a capacidade dos serviços de TI e a infraestrutura de TI sejam capazes de atender aos requisitos relacionados à capacidade e ao desempenho acordados de maneira oportuna e eficaz em termos de custos. O gerenciamento de capacidade considera todos os recursos necessários à entrega de um serviço de TI e trata do atendimento das necessidades de capacidade e desempenho, tanto as atuais como as futuras do negócio.
Tem como propósito atender os órgãos e usuários que utilizam a infraestrutura, as ferramentas e os sistemas disponibilizados pelo CJF, além dos fornecedores e contratados que apoiam o ambiente de TI do CJF.
O escopo do Processo de Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade abrange o projeto, a implementação, a medição, o gerenciamento e o aprimoramento do serviço de TI, bem como a disponibilidade de componentes no ambiente de TI do CJF.
O Processo de Gerenciamento de Disponibilidade começa assim que os requisitos de disponibilidade para um serviço de TI sejam claros e bem definidos o suficiente para serem articulados.
O Processo de Gerenciamento de Capacidade inicia-se quando é definido um plano para gerenciar os recursos necessários à entrega dos serviços de TI do CJF. O plano abrange informações sobre o uso atual e histórico dos serviços e componentes de TI do parque tecnológico do CJF.
O Processo de Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade é contínuo, cujo término ocorre apenas quando o serviço é desativado ou retirado. O processo inclui dois elementos importantes:
a) Atividades reativas – envolve monitoramento, medição, análise e gerenciamento de todos eventos, incidentes e problemas envolvendo indisponibilidade. Essas atividades são principalmente executadas como parte das funções operacionais; e
b) Atividades proativas – envolve as atividades proativas de planejamento, desenho e aprimoramento da disponibilidade e capacidade dos serviços de TI, as quais são executadas como parte de um projeto inicial de serviço de TI em conjunto com o planejamento de papéis relacionados.
Não fazem parte do escopo do Processo de Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade os seguintes itens:
Gestão de Níveis de Serviços; e
Gerenciamento de contratos de Tecnologia da Informação do CJF.
ITIL® Service Transition – 2011 Edition;
Plano Diretor de Tecnologia da Informação do CJF; e
Processo de Desenvolvimento e Sustentação da Área de Desenvolvimento.
7. Retorno e benefícios do processo
Citamos a seguir alguns benefícios e resultados esperados com a implantação e operacionalização do Processo de Disponibilidade e Capacidade:
Infraestrutura funcionando dentro de suas capacidades planejadas;
Identificar proativamente possíveis indisponibilidades;
Infraestrutura disponível conforme ajustado nos Acordos de Níveis de Serviços;
Ativos de infraestrutura de TI monitorados;
Toda requisição de criação ou modificação dos serviços de infraestrutura de TI, desenvolvida mediante uma requisição ou verificação de necessidade de melhoria; e
Recursos ociosos ou subutilizados serão redimensionados de acordo com sua necessidade, buscando melhor eficiência do uso dos recursos de TI do CJF.
As Políticas de Disponibilidade e Capacidade devem apoiar o CJF direcionando as intenções e/ou expectativas de como orientar na interface com os processos de Gerenciamento de Mudanças e Gerenciamento de Configuração e Ativos de Serviços TI e Gerenciamento de Níveis de Serviços, bem como auxiliar as partes interessadas a fazer a tomada de decisão alinhada com os objetivos estratégicos e de TI.
A seguir serão documentadas as políticas que orientam a execução do Processo de Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade no âmbito do CJF:
8.1 N. 1 – PLANO DE DISPONIBILIDADE
A obrigatoriedade de criar, estabelecer e manter um plano de disponibilidade para os serviços categorizados como “críticos”.
Elevar a eficiência na entrega das soluções de TI;
Apoiar o processo de acordo de nível de serviço; e
Ajudar no diagnóstico e resolução de problemas de disponibilidade.
Garantir um plano de disponibilidade adequado ao ambiente de TI.
8.2 N. 2 – ESTABELECIMENTO DE CONFIABILIDADE NOS SERVIÇOS DE TI
Apoiar na detecção de incidentes e diagnóstico;
Ajudar na redução do tempo médio entre incidentes (TMEIS); e
Ajudar no aumento da confiabilidade dos serviços de TI.
Garantir a confiabilidade dos serviços de TI.
8.3 N. 3 – PLANO DE CAPACIDADE
É um plano usado ao gerenciamento dos recursos necessários à entrega dos serviços de TI. O plano pode conter detalhes do uso atual e histórico dos serviços e componentes de TI e qualquer informação pertinente que possa influenciar a gestão da capacidade de um ativo (podem ainda ser registradas atividades relacionadas de melhoria).
Gerenciamento eficaz do parque tecnológico do CJF;
Apoiar o processo de gerenciamento de nível de serviço; e
Manter um histórico dos componentes de TI do CJF, para melhor planejamento em aquisições futuras.
Garantir um plano de capacidade adequado ao ambiente de TI.
9. Papéis e Responsabilidades DO PROCESSO
Área responsável por monitorar o desempenho e indicadores do processo, propor melhorias e avaliar a necessidade de atualização.
Profissional com perfil de gestão e autoridade funcional instituída para alocar recursos, bem como definir a visão e os objetivos de negócio do processo.
Garantir a sustentabilidade do Processo de Disponibilidade e Capacidade.
Promover as ações de melhoria no processo; e
Prover os recursos para o funcionamento do processo e identificar atividades ou etapas do processo que estão interferindo na velocidade exigida pelo negócio e propor melhorias.
Garantir que o Processo de Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade seja adequado para o propósito almejado;
Deliberar sobre a visão e os objetivos de negócio do Processo de Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade; e
Deliberar sobre a alocação de recursos no Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade.
Profissional responsável por acompanhar o andamento do processo, propor melhorias, executar as atividades definidas e notificar a área de governança sobre possíveis evoluções ou adequações no processo.
Garantir a execução do processo de Disponibilidade e Capacidade.
Planejar disponibilidade;
Autorizar a atualização do monitoramento;
Validar o serviço; e
Informar partes interessadas.
Promover o uso do processo dentro do CJF;
Executar as atividades definidas;
Reportar sobre os resultados do processo;
Informar sobre ações inesperadas ocasionadas pelo uso do processo;
Propor melhorias; e
Solicitar atualizações no processo, quando julgar necessárias.
10 FLUXOGRAMA GERAL DO PROCESSO
A matriz a seguir documenta em linhas gerais os elementos utilizados para o mapeamento do processo:
ELEMENTO |
SÍMBOLO |
DESCRIÇÃO |
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Atividade |
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Evento |
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Subprocessos |
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Início e fim do |
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Decisão |
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10.1 Fluxo do Processo de Gerenciamento de Disponibilidade
10.2 Fluxo do Processo de Gerenciamento de Capacidade
11. ATIVIDADES DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE DISPONIBILIDADE
Sempre que uma requisição de serviço de infraestrutura de TI ligada à disponibilidade de serviços for solicitada ou eventos de monitoramento de disponibilidade gerarem um alerta, o processo será acionado.
Requisição de Serviço de Infraestrutura de TI
A STI/SUTEC recebe uma notificação com uma requisição de serviço de TI.
Gestão de Capacidade
Este subprocesso diz respeito à análise de capacidade e outras atividades realizadas no processo Gestão de Capacidade. Após a análise do subprocesso, a depender da verificação se há capacidade ou não, o fluxo seguirá direções distintas.
Verificar Recursos Ociosos
A SUTEC analisará a existência de recursos ociosos com o objetivo de verificar a possibilidade de redimensionar a capacidade para atender a requisição. Se for possível redimensionar a capacidade, o subprocesso Gestão de Mudança será acionado. Caso contrário, informações serão reunidas para fundamentar um processo de aquisição.
Gestão de Mudança
O subprocesso de Gestão de Mudança é chamado para planejar mudanças no ambiente de tecnologia do CJF.
Implementar Mudança
As mudanças realizadas no subprocesso Gestão de Mudança serão atualizadas no Banco de Dados de Gerenciamento de Configuração.
Alterar Parâmetros de Monitoramento
As informações sobre o monitoramento serão atualizadas, conforme a mudança efetuada.
Verificar Nova Capacidade
Verificada nova capacidade, esta será efetivada no processo.
Comunicar Envolvidos
As partes interessadas serão comunicadas sobre a alteração dos níveis de capacidade e de disponibilidade.
Limite de Capacidade Planejada
Consiste em um evento de monitoramento usado para acompanhar continuamente a capacidade de um serviço ou item de configuração, usado para verificar recursos ociosos, quando o limite da capacidade planejada for atingido.
Abaixo da Disponibilidade Planejada
Monitoramento usado para acompanhar continuamente a disponibilidade planejada, quando um serviço ou item de configuração atingir o nível de disponibilidade inferior ao planejado à realização da atividade “Verificar recursos ociosos” é acionada.
Prazo de Garantia ou Vida Útil próximos a expirar
Tempo usado para acionar a atividade “Coletar Informações” e encaminhar para aquisição. Acompanhar o prazo de garantia dos itens de configurações, com o objetivo de manter o parque tecnológico sempre em perfeitas condições de uso.
Aquisição
O subprocesso de aquisição é de responsabilidade da área de Governança da STI, responsável por dar andamento ao processo de contratação ou aquisição de itens de configuração ou serviços de Tecnologia da Informação.
12. ATIVIDADES DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE CAPACIDADE
O processo será acionado por meio de uma notificação de análise de capacidade ou quando acionado por outros processos que fazem uso do Gerenciamento de Capacidade de um serviço ou de um item de configuração.
Notificação de Análise de Capacidade
O gerente de capacidade é notificado sobre uma requisição de análise de capacidade.
Iniciar Análise de Capacidade
O gerente de capacidade levanta informações sobre a análise solicitada.
Verificar a Existência de um Plano de Capacidade
Se houver plano de capacidade, o processo segue seu fluxo normal, caso contrário, um subprocesso de criação de um plano de capacidade será acionado.
Construir Plano de Capacidade
O subprocesso “Construir Plano de Capacidade” é chamado para a elaboração de um plano de capacidade e, após isso, encerrará o processo.
Analisar os Critérios de Capacidade
Informações sobre critérios de capacidade serão reunidas para embasar a tomada de decisões.
Realizar Interface com outros Processos
Atividade responsável por realizar a comunicação com outros processos ligados ao Gerenciamento da Capacidade, como por exemplo, atualizar o Item de Configuração, os níveis mínimos de serviços, o processo de Gerenciamento de Disponibilidade entre outros.
Identificar a Capacidade Ociosa
O gerente de capacidade realiza um estudo sobre o parque tecnológico e verifica se há capacidade ociosa capaz de expansão. Em caso negativo, propõe uma aquisição ao setor responsável. Se for possível expandir a capacidade, proporá a alteração no IC ou no serviço.
Propor Alteração
Alteração será proposta às partes interessadas.
Comunicar Envolvidos
As partes interessadas serão comunicadas sobre as alterações e o processo será encerrado.
13. INDICADORES DE DESEMPENHO
O indicador desempenho (Key Performance Indicador - KPI) é uma métrica utilizada para auxiliar no gerenciamento de um determinado processo, avaliando sua eficiência e sua eficácia ao longo do tempo.
Na sequência, mencionamos os indicadores iniciais para o Processo de Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade:
Redução percentual de incidentes causados por desempenho insuficiente;
Redução percentual em perdas do CJF e da Justiça Federal devido à capacidade inadequada;
Redução do percentual de indisponibilidade de serviços e componentes;
Redução do percentual do número e de impacto nas paradas de serviços; e
Melhoria no MTBF (período entre falhas).
Este documento deverá ser revisado anualmente, a partir da data de sua publicação, ou sempre que necessário por força de leis /ou regulamentos, adaptando-o às necessidades de TI e de negócio.
15. RESPONSÁVEL PELA ATUALIZAÇÃO
A Área de Governança de TI é responsável pela revisão, manutenção e atualização deste documento, sendo que qualquer alteração deverá ser registrada em nova versão e estar sob controle do Processo de Disponibilidade e Capacidade.
Autenticado eletronicamente por Juíza Federal SIMONE DOS SANTOS LEMOS FERNANDES, Secretária-Geral, em 23/07/2020, às 17:41, conforme art. 1º, §2º, III, b, da Lei 11.419/2006. |
| A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.cjf.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0137713 e o código CRC 9DCA6E68. |
Processo nº0001405-08.2020.4.90.8000 | SEI nº0137713 |